plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TRISTE FIM

Assista ao misterioso e desconhecido último episódio da história de 'Chaves'

Você sabe qual foi o último episódio de "Chaves"? Essa não é uma questão tão simples, já que no Brasil, o seriado transmitido pelo SBT desde 1984 não teve seus capítulos exibidos na ordem original. Mas, dá para se basear na exibição original mexicana. As

Imagem ilustrativa da notícia Assista ao misterioso e desconhecido último episódio da história de 'Chaves' camera No Brasil, episódios foram transmitidos aleatoriamente, por isso, muitos não sabem de fato, qual foi o último do seriado. | Reprodução

Você sabe qual foi o último episódio de "Chaves"? Essa não é uma questão tão simples, já que no Brasil, o seriado transmitido pelo SBT desde 1984 não teve seus capítulos exibidos na ordem original. Mas, dá para se basear na exibição original mexicana. As informações são do UOL.

A grande maioria dos episódios chegou ao público brasileiro de maneira completamente aleatória. O que se sabe, é que ao todo, "Chaves" teve 312 episódios, exibidos originalmente entre 26 de fevereiro de 1973 e 7 de janeiro de 1980 - alguns deles não foram transmitidos em outros países além do México.

Verão quente: casal é flagrado quase fazendo sexo em praia

Depois desse período, a Televisa - emissora mexicana que exibia o seriado - decidiu que "Chaves" não teria mais um horário próprio em sua grade, se tornando um mero quadro do programa "Chespirito". Desta forma, muitos consideram que o seriado teve seu último episódio no início de 1980.

Ver esta publicação no Instagram

Foto do último episódio de #chaves, no qual “dona florinda” ostenta uma máquina de lavar roupa novíssima. Episódio foi ao ar em 1980. ⠀ Na segunda foto você pode ver o que sobrou do elenco para o último episódio. ⠀ Ao todo, "Chaves" teve 312 episódios, exibidos originalmente entre 26 de fevereiro de 1973 e 7 de janeiro de 1980 - alguns deles não foram transmitidos em outros países além do #México. ⠀ Um fato curioso é que esse último episódio “A máquina de lavar" (também chamado de "Antes um tanque funcionando do que uma lavadora encrencada" no Brasil, em sua redublagem), foi o que fechou a sétima temporada do seriado no México. É um episódio como qualquer outro e, curiosamente, foi exibido no Brasil durante o primeiro ano de "Chaves" por aqui. ⠀ E você já viu esse episódio? ⠀ Pesquisa de @teacherrodrigoribas

Uma publicação partilhada por Imagens Históricas 📽 (@historiaemimagens) a

O fim melancólico

O último episódio e que fechou a sétima temporada do seriado no México mostra a mais recente aquisição de Dona Florinda: uma máquina de lavar, ostentação diante dos demais moradores da vila. No entanto, "A máquina de lavar" (também chamado de "Antes um tanque funcionando do que uma lavadora encrencada" no Brasil, em sua redublagem), foi exibido no Brasil como um episódio qualquer, durante o primeiro ano do seriado por aqui.

‘Vai que Cola’ homenageará Chaves em episódio

Nele, Dona Florinda resolve comprar uma máquina de lavar roupas para não precisar disputar o tanque da vila com Dona Clotilde e Dona Neves - a bisavó da Chiquinha. O eletrodoméstico desperta a curiosidade os moradores e, claro, Chaves dá um jeito de causar problemas ao tentar mexer nele, incluindo transformar o chapéu do Professor Girafales em uma "panqueca".

A última temporada de "Chaves" teve a saída de atores importantes, o que teria gerado um declínio da série. Um desentendimento entre Roberto Gómez Bolaños (o Chaves e idealizador do seriado) e Carlos Villagrán (que interpretava o Quico) fez com que toda a temporada não tivesse a presença do icônico personagem - a desculpa usada na série era de que Quico teria ido morar com uma parente rica. Assista:

Em seguida, veio a baixa de Ramón Valdés, o Seu Madruga, que abandonou o seriado para trabalhar ao lado de Villagrán. Sem Quico e Seu Madruga, Bolaños acabou criando outras situações e cenários, como o restaurante da Dona Florinda.

Foi daí que Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, acabou acumulando um outro papel: a de Dona Neves, sua própria bisavó, criada para evitar que Chiquinha ficasse morando sozinha após seu pai "viajar para encontrar um emprego e só voltar quando estivesse rico".

Ironicamente, os episódios que antecederam acabaram tendo um ar de despedida muito mais convincente. Trata-se das quatro partes de "Os Hóspedes do Sr. Barriga", um especial natalino no qual os personagens passam juntos as festas de final de ano. Outras passagens do seriado, como a visita a Acapulco e o "Festival da Boa Vizinhança" também cumpririam bem esse papel.

A sétima temporada do seriado teve 50 episódios, sendo o primeiro o famoso "Vamos ao Cinema?", que originou bordões como "Seria melhor ter ido ver o filme do Pelé".

Devido o seriado ter sido transmitido no Brasil de maneira aleatória, não houve o impacto e a melancolia do último episódio, o que deixou ele camuflado entre os demais. Muita gente achava que "Chaves" terminava ali, com o episódio de Acapulco. Mas, na verdade, quando você estiver assistindo a alguma reprise, agora já sabe que o último episódio do seriado foi o da máquina de lavar. E você, internauta, já sabia disso? Ou ficou surpreso?

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias