plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PERFIL

Fama repentina: saiba quem é o cientista Atila Iamarino 

Você sabe quem é Átila Iamarino? Em algum momento da sua vida já ouviu falar nele? Não? Então vem descobrir quem é.Átila é cientista e em seu canal no youtube, ele explica de forma didática por que países como a Inglaterra e os Estados Unidos mudaram a es

Imagem ilustrativa da notícia Fama repentina: saiba quem é o cientista Atila Iamarino  camera Divulgação

Você sabe quem é Átila Iamarino? Em algum momento da sua vida já ouviu falar nele? Não? Então vem descobrir quem é.

Átila é cientista e em seu canal no youtube, ele explica de forma didática por que países como a Inglaterra e os Estados Unidos mudaram a estratégia no combate ao novo coronavírus.

Com a ajuda das divulgadoras científicas Camila Laranjeira e Vivi Mota, do @canalpeixebabel, Atila teve acesso ao estudo Impact of non-pharmaceutical interventions (NPIs) to reduce COVID19 mortality and healthcare demand, de 16 de março. É este o material que dá base para ele fazer a estimativa de um milhão de mortes no Brasil.

Átila enfatizou em um de seus vídeos que isso só vai acontecer, caso nada seja feito. O que não é a realidade. Mesmo o que haja críticas, o Brasil tem tomado medidas de combate à disseminação do vírus, o que o próprio cientista enfatizou. O número assustou. E o vídeo já foi visto por mais de 4,6 milhões de pessoas e se tornou um dos mais comentados do final de semana.

Logo no início, ele faz um alerta: “Se você está muito ansioso, muito preocupada com o que está acontecendo, recomendo pular essa live. (…) Vai ser uma conversa com números e uma conversa que não vai ser muito legal”.

Na vídeo, ele mostra dados e explica que os EUA e a Inglaterra, que antes minimizavam os esforços, mudaram de ideia após ter acesso a documentos que mostram o impacto da doença covid-19 no sistema de saúde. “O estudo concluiu que 80% dos ingleses ou americanos poderiam pegar o coronavírus se nada fosse feito para conter o vírus. E de repente, a mortalidade de 3%, 2%, que parece pequena, fica gigante. Ainda assumiram uma mortalidade mais baixa do que está sendo vista no mundo”, diz ele. O que mostra o gráfico abaixo:

Fama repentina: saiba quem é o cientista Atila Iamarino 
📷 |Reprodução/Youtube

Nele, mostra o que acontece caso nada seja feito, caso haja isolamento de casos, fechamento de escolas e universidades e a capacidade do serviço público. De acordo com os dados, Átila reforça sua principal mensagem: "Fique em casa!".

Átila explica também que a principal diferença do novo vírus para a gripe é o fato de ela não poder infectar grande parte das pessoas porque algumas já tem alguma imunidade à gripe. “Potencial de pessoas infectadas com gripe é relativamente baixo todo ano. O potencial de pessoas infectáveis cm o coronavírus é de 100% da população”, alertou.

Mas quem é Atila Iamarino? Por que prestar atenção no que ele fala?

Atila Iamarino é biólogo, doutor em microbiologia pela USP (Universidade de São Paulo), com pós-doutorado pela USP e pela Yale University. Conheça o currículo lattes dele.

O biólogo estudou a disseminação de vírus, como o do Ebola, HIV e o Zika. Ele é famoso nas redes sociais também por comandar o canal Nerdologia, que possui 2,7 milhões de inscritos no YouTube.

Ele também é fundador do ScienceBlogs, uma rede de cientistas que trabalham para tornar o conhecimento científico mais próximo dos brasileiros.

Na última segunda-feira (30), Átila participou do programa Roda Viva. Veja a entrevista na íntegra:

Reprodução/Youtube

Divulgadores científicos

Também são divulgadores científicos, o biólogo Hugo Fernandes-Ferreira, que é doutor em Zoologia, professor universitário e apresentador de TV, o paleontólogo Pirulla, que conta com 872 mil inscritos em seu canal no YouTube, e o biólogo Estevão Slow.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias