plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOJENTO?

Platelmintos: conheça o verme que defeca pela boca e ameaça os mais pobres

Quando falamos a palavra "verme", logo nos vem à cabeça uma sensação de nojo e imaginamos seres viscosos e que fazem mal à saúde. E muitos dos vermes podem ser realmente perigosos e colocar em risco a vida de pessoas, principalmente os mais pobres, que vi

Imagem ilustrativa da notícia Platelmintos: conheça o verme que defeca pela boca e ameaça os mais pobres

Quando falamos a palavra "verme", logo nos vem à cabeça uma sensação de nojo e imaginamos seres viscosos e que fazem mal à saúde. E muitos dos vermes podem ser realmente perigosos e colocar em risco a vida de pessoas, principalmente os mais pobres, que vivem com saneamento básico precário ou nulo.

O sistema digestivo desses vermes é incompleto e sua digestão pode ser intra ou extracelular. Em platelmintos de vida livre, a boca é a única abertura para o exterior, ou seja, eles não possuem ânus. Portanto, a abertura oral serve tanto para a entrada de alimento como para a eliminação de excrementos que não foram digeridos.

Em platelmintos parasitas, geralmente, não há sistema digestivo. A absorção de nutrientes para sua sobrevivência é feita através da superfície corporal.

O sistema respiratório é ausente, as trocas gasosas ocorrem pela epiderme, ou seja, através da pele. Este tipo de respiração recebe o nome de tegumentar ou cutânea e ocorre em espécies de vida livre. Já em platelmintos parasitas, ocorre a respiração anaeróbia por meio do processo de fermentação lática.

Estes também foram os primeiros seres vivos a apresentarem sistema excretor. O sistema excretor de platelmintos é formado por estruturas chamadas protonefrídeos, estes possuem vários túbulos excretores com células multiciliadas chamadas célula-flama (ou solenócitos). Estas células são fundamentais e apresentam vários flagelos que promovem a movimentação dos fluidos, fazendo com que eles sejam muito bem filtrados e transportandos por canais e dutos que se abrem para o meio externo, liberando as excretas geralmente na forma de amônia. Células-flama (ou solenócitos) também são responsáveis pela eliminação do excesso de água e resíduos metabólicos, auxiliando assim no equilíbrio osmótico do animal.

Com informações de Lorena Freitas Souza Tavares da Costa, bióloga e mestranda em Zoologia na Universidade Federal do Pará (UFPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi, em entrevista ao DOL

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias