Moradores da cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul, levaram um susto essa semana ao avistarem um meteoro de grau de luminosidade. Além da cidade, que fica na região metropolitana de Porto Alegre, há relatos do fenômeno em Esteio, Parobé, Passo Fundo e em outros municípios gaúchos.

A ocorrência que aconteceu na noite da última sexta-feira (8/1) é classificada como “fireball”, ou bola de fogo. Segundo os astrônomos, esse nome é dado aos fenômenos muito brilhantes, cujo brilho é semelhante ao do planeta Vênus, quando observado no céu noturno. VEJA O FENÔMENO!

Uma gravação foi feita por equipamentos do Observatório Espacial Heller & Jung e divulgada nas redes sociais pelo pesquisador responsável pela instituição, Carlos Fernando Jung. Segundo declaração dada por ele ao portal Zero Hora, o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 80 km da superfície da Terra e se extinguiu a 42 km, antes de tocar o solo.VEJA TAMBÉM!OVNI leva moradores do Havaí a acionar a polícia; veja o vídeo2021 terá 3 superluas, 4 eclipses e 10 chuvas de meteoros; veja as datas!Corvos voam cidade, grasnam por 14 horas e web acredita em 'sinal do fim do mundo'Sons misteriosos vindo do céu assustam moradores e web acredita na "volta de Jesus"

“Esse tipo de queda é mais incomum. No ano de 2020, eu registrei mais de 21 mil meteoros, e apenas sete tinham essa magnitude ou mais”, explicou o professor que também é diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).

Foto: Reprodução

Conteúdo Patrocinado

MAIS ACESSADAS