plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VALORIZE!

Projeto reúne empreendedores negros da Grande Belém em aplicativo

Tecnologia será lançada em festival cultural

Imagem ilustrativa da notícia Projeto reúne empreendedores negros da Grande Belém em aplicativo camera Foto: Reprodução

Empreendedores e pesquisadores negros da Amazônia lançam o aplicativo para celulares Afromap, ferramenta que vem sendo desenvolvida desde 2019 para ser uma vitrine de empreendimentos negros baseada na geolocalização. O Afromap gera um mapa que permite ao usuário se cadastrar ou encontrar esses empreendimentos, estimulando conexões e facilitando a promoção de negócios. A novidade será apresentada em um festival on-line e gratuito, que ocorre entre os dias 8 e 28 de março de 2021, nas plataformas do projeto.

“O Afromap se baseia no fato de que o Pará é o estado do Brasil onde mais pessoas se autodeclaram negras, porém a representatividade delas ocupando atividades criativas e produtivas ainda é baixa. Nesse sentido, um aplicativo que promove conexões busca romper a lógica do isolamento historicamente engendrado pelo racismo, aumentando as chances de desenvolvimento da população negra na Região Amazônica”, destaca Rayo Machado, uma das coordenadoras da iniciativa.

O lançamento da ferramenta será celebrado no 'Festival Afromap: arte, empreendedorismo, tecnologia e inovação'. A programação conta com debates, rodas de conversas, músicas, performances, cursos, workshops e feira de produtos do empreendedorismo negro.

O Afromap já conta com 160 empreendimentos cadastrados. Ao longo de onze meses, a ferramenta foi testada e redesenhada em pontos identificados para aperfeiçoamento. O trabalho culminou em uma versão atualizada do aplicativo, de interface moderna, segura e intuitiva, que dinamiza a conexão entre empreendedores/clientes e impacta beneficamente na geração de renda do setor - o mais afetado pela pandemia.

Segundo a pesquisa sobre o impacto da crise sanitária nos empreendimentos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pretos e pardos com empresas fechadas ou negócios interrompidos durante a pandemia da covid-19 somam 18%, enquanto brancos correspondem a 15%.

O aplicativo é uma iniciativa do Festival Exú, coletivo que desde maio de 2019 mapeia os afroempreendimentos Região Metropolitana de Belém, e tem o apoio do edital de festivais integrados da Lei Aldir Blanc do Pará.

SERVIÇO

Festival Afromap: arte, empreendedorismo, tecnologia e inovação.

De 08 a 28 de março, nas redes sociais e plataformas de ecommerce, streaming e EAD ou clicando aqui

Baixe o Afromap na PlayStore

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias