plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO

Saúde mental virou tema central de discussões na pandemia

Psicólogo explica o poder da mente sobre o corpo e a importância de manter a saúde mental equilibrada

Imagem ilustrativa da notícia Saúde mental virou tema central de discussões na pandemia camera Freepik

No mês de janeiro, saúde mental é o tema da campanha nacional conhecida como “janeiro branco”, que busca chamar a atenção das pessoas para cuidar da saúde da mente, tão importante quanto a saúde do corpo. Janeiro foi escolhido justamente por ser o primeiro mês do ano, onde as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas.

O psicólogo, Fabrício Vieira, revela que cada vez mais pessoas têm sido diagnosticadas com algum tipo de transtorno ou doença mental. “A saúde mental é um tema de extrema importância e cada vez mais relevante, principalmente nos dias em que vivemos. A saúde mental afeta o funcionamento do nosso corpo. Se a mente não está bem, a saúde física é comprometida. A saúde mental afeta o sistema imunológico, as defesas do nosso organismo, do sistema endócrino, dificultando na produção de alguns hormônios, afeta o sistema nervoso, na produção de toxinas que são importantes para evitar o desenvolvimento de síndromes, como o mal de Alzheimer, ou seja, a saúde da mente é responsável pelo nosso corpo, se ela não vai bem, o nosso corpo sente”.

Mas o que fazer para contribuir e manter a saúde mental em dia?

“Hábitos simples do dia-a-dia ajudam a manter a saúde mental, como a prática de atividades físicas; sono adequado; boa alimentação; contato com a natureza; interação social; leitura; alimentar a espiritualidade, conservar pensamentos positivos”, pontua Fabrício, que acrescenta a importância de dar vazão aos sentimentos e emoções, “conversar com familiares e amigos pode aliviar problemas emocionais, todos nós devemos exercitar a fala e também a escuta, muitas vezes as pessoas só querem sentir que tem alguém para ouvi-las, e se ao ouvir perceber ”, conta o psicólogo do Hapvida.

O especialista ainda ressalta a importância das redes sociais para manter e criar laços, “a pandemia mudou o cenário de interações, o virtual tornou-se ainda mais necessário para manter e criar novos laços, gerando aproximação entre as pessoas. É claro que deve haver moderação quanto ao que se consome no on-line, equilíbrio é o que devemos sempre buscar”, finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias