plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
HIGIENIZAÇÃO

Todo álcool funciona contra o coronavírus? Saiba as diferenças!

Uma das principais formas de combater o coronavírus é a higienização das mãos. Além da lavagem com água e sabão, o álcool é um grande aliado para conter o covid-19. Seja em gel ou líquido, ele limpa as mãos quando não é possível lavá-las e, também, ele é

Imagem ilustrativa da notícia Todo álcool funciona contra o coronavírus? Saiba as diferenças! camera Reprodução

Uma das principais formas de combater o coronavírus é a higienização das mãos. Além da lavagem com água e sabão, o álcool é um grande aliado para conter o covid-19. Seja em gel ou líquido, ele limpa as mãos quando não é possível lavá-las e, também, ele é muito útil para desinfetar objetos e superfícies. Apesar de todos os benefícios do álcool, ao contrário do que muitos pensam, nem todos eles são eficientes na luta contra a pandemia que atinge o mundo todo.

Existem diversos tipos de álcool e cada um deles possui uma concentração. Os mais conhecidos são o etanol, usado no dia a dia de muita gente, e o isopropanol, que também é mais conhecido como isopropílico e é usado na indústria e em laboratórios. O isopropanol pode ser facilmente encontrado em lojas de informártica e tem sido um aliado na limpeza de celulares e computadores.

"Para matar ou inativar microorganismos, o etanol é eficiente, mas apenas se usado em concentrações entre 60% e 80%", explica a doutora em biociências e biotecnologia pela Unesp, Laura de Freitas.

É importante destacar que álcool puro demais ou diluído demais não funciona para matar o vírus. A especialista também afirma que álcool muito concentrado também não ajuda na higienização contra o covid-19.

"Álcool puro evapora muito rápido, não dá tempo de matar ou inativar microorganismos. Uma vez que há água na mistura, ela aumenta o tempo necessário para que o álcool evapore, permitindo que ele aja sobre esses microorganismos", destaca Freitas.

A busca por álcool em farmácias ou lojas especializadas se tornou uma verdadeira missão. Encontrar álcool líquido com concentração entre 60º e 80º à venda não é uma tarefa muito simples, principalmente no momento em que vivemos. Mas uma coisa é certa, se não for possível usar álcool, a melhor solução é água e sabão.

A outra dica é fazer a higienização de superfícies com produtos de limpeza como: água sanitária, desinfetantes em geral, limpadores multiuso com cloro ou álcool, detergente, sabão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias