plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SALVE VIDAS!

Estoques de sangue diminuem na pandemia; saiba como doar!

Mobilizações têm sido realizadas, desde então, para reunir o maior número de doadores.

Imagem ilustrativa da notícia Estoques de sangue diminuem na pandemia; saiba como doar! camera Quem teve Covid-19 e/ou recebeu a 1ª ou 2ª dose da vacina contra a doença também pode doar. | Marcelo Seabra/Agência Pará

Os estoques de sangue diminuíram desde o início da pandemia da Covid-19 em todo o território paraense. Como forma de incentivar a doação de sangue e mobilizar o maior número possível de pessoas, o Hospital Ophir Loyola (HOL) tem realizado o projeto Caravana Solidária em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

O hospital concentra uma das maiores demandas em relação à transfusão de sangue, realizando, em média, 900 procedimentos por mês. Com a chegada da pandemia, entretanto, o número reduziu expressivamente, para 400 a 600 por mês.

Através da Caravana Solidária é possível incentivar ainda mais as doações e, literalmente, salvar vidas, uma vez que o sangue coletado é usado tanto em tratamentos como em cirurgias.

Como doar sangue?

As doações de sangue podem ser realizadas diretamente no Hemopa, de segunda a sábado, no horário das 7h30 às 17h. Para doar sangue é preciso que o indivíduo tenha entre 16 a 69 anos, pesar mais 50kg, apresentar um documento de identificação e estar com a saúde em dia.

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48h de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são sete dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue após sete dias.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias