plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
VISITA DE MACRON A BELÉM

Cacique Raoni critica construção da ferrovia Ferrogrão 

Ao agradecer o recebimento da Ordem da Legião da Honra, o Cacique Raoni fez declarações contrárias a construção da ferrovia Ferrogrão, ao garimpo ilegal e o desmatamento na Amazônia.

Imagem ilustrativa da notícia Cacique Raoni critica construção da ferrovia Ferrogrão  camera Condecorado por Macron, Raoni criticou o garimpo ilegal na Amazônia. | Ricardo Stuckert/PR

Defender as causas ambientais e demarcação territorial na Amazônia é uma luta que merece o reconhecimento de todo o mundo. Um dos líderes indígenas que mais se dedica à preservação ambiental fez novas declarações contra o garimpo ilegal na região amazônica.

Nesta terça-feira (26), durante visita a Belém (PA), o presidente da França, Emmanuel Macron, honrou o líder indígena Raoni Metuktire com a Legião da Honra do país. A cerimônia, realizada na Ilha do Combu, contou com a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e outras lideranças.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Primeiramente, Raoni agradeceu o reconhecimento e aproveitou a oportunidade para fazer um apelo aos presidentes do Brasil e da França. Dirigindo-se a Lula e Macron, ele enfatizou a importância da proteção dos territórios e povos indígenas, solicitando especificamente que não fosse aprovado o projeto de construção da ferrovia Ferrogrão localizada entre Sinop (MT) e Miritituba (PA). "Não consigo aceitar desmatamento e garimpo. Então, você também precisa demarcar terras para as comunidades indígenas que não têm terra ainda", declarou Raoni.

Com o apoio de um tradutor, o líder indígena continuou sua mensagem, pedindo apoio à presidente da Funai, Joenia Wapichana, e enfatizando a importância do trabalho em prol das gerações futuras. "Estamos fazendo esse trabalho pelos nossos descendentes. As pessoas do futuro precisam de nós", destacou Raoni.

Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

O Cacique também apresentou sobrinhos e familiares, pedindo que o presidente brasileiro demarque Terras Indígenas para garantir o futuro de sua etnia. Ele também pediu apoio a Macron para ganhar um Nobel da Paz, levando em consideração toda sua luta pela preservação da Amazônia e do meio-ambiente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias