plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SAIBA COMO!

Portal do Trabalhador pode ajudar com emprego e qualificação

Também conhecido como Sine Municipal, o espaço atende mensalmente cerca de 200 pessoas todos os meses, ofertando orientação de emprego, além de outros serviços digitais pela internet. Saiba mais!

Imagem ilustrativa da notícia Portal do Trabalhador pode ajudar com emprego e qualificação camera Marco Aurélio diz que o Portal funciona de portas abertas na sede da avenida Nazaré | Irene Almeida

Com a principal missão de realocar trabalhadores no mercado de trabalho e, também, de qualificar profissionais por meio da oferta de cursos, o Portal do Trabalhador, também conhecido como Sine Municipal, atende mensalmente em torno de 200 usuários presencialmente. Com sede no bairro de Nazaré, em Belém, o órgão oferta serviços de orientação e emissão da carteira de trabalho digital, de habilitação para o recebimento de seguro-desemprego, além de cadastrar usuários no serviço de busca de vagas de emprego do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A intermediação da mão de obra é um dos principais serviços oferecidos pelo Portal. As vagas são anunciadas gratuitamente pelas empresas parceiras e são disponibilizadas no sistema nacional do Sine, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Ofertamos a emissão da carteira de trabalho digital. Nós fazemos a intermediação de mão de obra, que é a captação da mão de obra ofertada pelas empresas. Nós disponibilizamos essas vagas no sistema e encaminhamos as pessoas para as vagas. Para cada demanda de uma empresa, disponibilizamos entre 3 a 5 vagas (no sistema) e a empresa é que faz a seleção do trabalhador”, pontuou o coordenador do Portal do Trabalhador, Marco Aurélio.

Leia também:

Inscrições para novos conselheiros tutelares estão abertas

O coordenador ressaltou que o Portal funciona de portas abertas. Ou seja, o usuário não necessita agendar o atendimento. Basta comparecer ao local no horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, dispondo das informações e documentos necessários para o tipo de serviço que a pessoa busca.

QUALIFICAÇÃO

Para o trabalhador desempregado, além de oferecer o serviço de habilitação ao seguro-desemprego, o Sine Municipal também oferta vagas em cursos diversos com o intuito de qualificar essa mão de obra e facilitar o retorno do trabalhador ao mercado de trabalho. “Hoje é possível fazer a solicitação de seguro-desemprego pelo sistema gov.br. Mas, quando o trabalhador tem dificuldade, a gente faz a solicitação por aqui. Também ofertamos cursos de qualificação para que esse trabalhador volte logo para o mercado. A missão do Sine é recolocar esse trabalhador no mercado de trabalho”, explicou Marco Aurélio.

Até a próxima sexta-feira (14), o Portal estará com inscrições abertas para os cursos de operador de caixa e de atendente de farmácia. Serão oferecidas em torno de 50 vagas para cada curso e as inscrições são presenciais. E, para acompanhar a divulgação dos cursos ofertados pelo Sine, o trabalhador deve acessar o portal da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e o perfil nas redes sociais. “Estamos estabelecendo uma parceria com o Sebrae para oferta de cursos e estamos com tratativas de uma parceria com a Universidade Federal do Pará, na área da implementação de um aplicativo, que é a central de trabalhadores autônomos para o aproveitamento daquele trabalhador que atua como pedreiro, eletricista, carpinteiro”, disse.

Serviço

Portal do trabalhador

- O Portal do Trabalhador, também conhecido como Sine Municipal, oferece atendimento ao trabalhador que esteja necessitando de:

- Orientação/habilitação do seguro desemprego; encaminhamento ao mercado de trabalho; análise curricular e orientação/emissão da carteira de trabalho digital.

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Endereço: Av. Nazaré, n° 669, esquina com a Tv. Quintino Bocaiúva. E-mail: [email protected].

- Busca por vagas de emprego/Sine: https://www.trabalhabrasil.com.br/.

- Para acompanhar a oferta de cursos do Sine Municipal, acesse: https://secon.belem.pa.gov.br/. Instagram: @secon.pmb.

- Documentação exigida para os serviços executados no portal do trabalhador

- Intermediação de Mão de Obra:

- CTPS física ou digital; PIS ou NIT; RG; CPF; comprovante de residência; certificados de cursos.

- Habilitação do Seguro Desemprego:

Carteira de Trabalho (CTPS); TRCT – Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (Original); Requerimento Seguro-Desemprego (Original); Três (3) últimos contracheques; RG e CPF; Comprovante de residência (cópia); Extrato do Saque do FGTS.

- Emissão de Carteira Profissional:

- A emissão da Carteira Profissional é feita pelo aplicativo carteira de trabalho digital. Conforme Lei nº 13.874/2019, a emissão de CTPS físicas só são feitas excepcionalmente em casos previstos na LEI, e de competência do Ministério da Economia/SRTE/Pa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias