plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
INFORMAÇÃO

90% dos paraenses participaram do Censo Demográfico 2022

Encerrou na terça-feira passada a coleta domiciliar do Censo Demográfico, mas o IBGE espera alcançar 100% dos domicílios paraenses. Quem não participou ainda pode fornecer as informações. Veja como!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia 90% dos paraenses participaram do Censo Demográfico 2022 camera Expectativa, segundo Rony Cordeiro, é de que o Censo produza resultados e dados fidedignos sobre os diversos temas abordados | Mauro Ângelo / Diário do Pará

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou na terça-feira (28) a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, alcançando 189.261.144 pessoas recenseadas no Brasil. A etapa de apuração do Censo foi iniciada ontem (1º) e, com ela, o IBGE verificou a existência de domicílios em 76 municípios paraenses que não foram incluídos na pesquisa por ausência do morador ou por recusa de participar. A maioria dos domicílios está localizada na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Com o objetivo de incluir esses domicílios no Censo, ao longo de todo o mês de março, o IBGE estará atuando com equipes nessas localidades, totalizando 1.200 recenseadores. Os primeiros resultados do Censo devem começar a ser divulgados a partir do final de abril.

Leia também:

PM do Pará terá novas normas de abordagem a pessoas LGBTQIA+

Metropolitano amplia capacidade de atendimento
Serão dados como a população geral do país, quantidade de homens e mulheres, e faixas etárias. Além disso, o órgão trabalha com um calendário de dois a três anos para a divulgação de todos os resultados do Censo, conforme explicou o superintendente do IBGE no Pará, Rony Cordeiro.

“O Censo é feito de 10 em 10 anos. Devido à pandemia, tivemos que adiar em 2020 e os recursos que estavam disponibilizados foram repassados para o Ministério da Saúde, para o combate da pandemia”, lembrou.

“O Censo é a única pesquisa que vai em todos os domicílios, faz um retrato da sociedade brasileira e vai dispor de informações socioeconômicas, de saúde, mercado de trabalho e outras. São dados que vão subsidiar políticas públicas pelos próximos dez anos. As prefeituras, governos estaduais e governo federal poderão se apropriar desses dados para melhorar a sua gestão e planejamento”, pontuou.

INDICADORES

De acordo com Rony Cordeiro, mais de 90% da população paraense já participaram da coleta de dados. Mas o IBGE espera alcançar 100% dos domicílios paraenses, a fim de que o Censo produza resultados e dados fidedignos sobre os diversos temas abordados.

Para quem não participou, é possível agendar a entrevista com o recenseador ligando para o contato 0800 do órgão. A outra possibilidade é responder os questionários do Censo 2022 pela internet. Neste caso, o recenseador vai até o morador e informa um código para que esse morador responda a pesquisa pela internet.

“O Censo vai continuar, não como coleta geral. Mas teremos recenseadores nas ruas percorrendo todos esses domicílios. As pessoas que ainda não participaram terão a chance de participar. Pode ligar para o 08007218181, se identifique, identifique seu domicílio, que a gente vai encaminhar um recenseador lá. O nosso objetivo é recensear 100% da população. A gente pede para que a população abra as portas para o recenseador. Quanto melhor o indicador, melhor será o retrato da sociedade”, sustenta.

Serviço

MEIOS PARA PARTICIPAR DA COLETA DE DADOS DO CENSO 2022

- Para agendar a visita do recenseador do IBGE ao seu domicílio, ligue para o 08007218181.

- A outra possibilidade é responder os questionários do Censo 2022 pela internet. Neste caso, o recenseador vai até o morador e informa um código para que esse morador responda a pesquisa pela internet. Acesse o respondendo.ibge.gov.br para mais informações.

FONTE: IBGE-PARÁ

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias