plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PASSE FÁCIL

Ainda não tirou a meia-passagem estudantil? Veja como fazer!

O cadastramento estudantil 2021 iniciou nesta segunda-feira (3)

Imagem ilustrativa da notícia Ainda não tirou a meia-passagem estudantil? Veja como fazer! camera Reprodução

A meia-passagem é um direito garantido em lei para os estudantes. A carteira garante o desconto na hora de pagar a passagem no transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém. Com a meia-passagem, os estudantes mais pobres passam a ter mais facilidade para se locomover pela cidade.

A partir desta segunda-feira (3), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) inicia o cadastramento estudantil 2021 para a emissão da primeira via da meia-passagem. Através da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU), a SeMOB vai oficiar as escolas da rede pública (estadual, municipal e federal) e particular para encaminharem a relação dos alunos matriculados, estabelecendo prazos.

Segundo a coordenadora do COAU, Patrícia Ellen Conceição, o envio dessa relação deve ser feito de forma online. Posteriormente, um representante da escola, autorizado no sistema Passe Fácil, deverá confirmar a lista, presencialmente, no posto de atendimento, localizado no mercado de São Brás. “Somente após isso, o aluno poderá procurar a emissão do cartão, fazendo o agendamento no endereço sis.passefacil.com.br/WebAgendamentoBel”, explicou.

O atendimento para a emissão da primeira via da meia-passagem estudantil será agendado, com o objetivo de atender aos protocolos de segurança sanitária a evitar aglomerações e a contaminação pelo Covid-19. A expectativa é realizar cerca de 280 atendimentos diários, “aproximadamente 35 pessoas por hora”.

Para solicitar a carteira de meia-passagem estudantil, o estudante deve se dirigir ao posto de atendimento no mercado de São Brás, na data e hora agendadas, munido de documento de identidade, uma foto 3x4 e comprovante de residência.

Outros atendimentos

A coordenadora do COAU explicou que, atualmente, o posto do Passe Fácil instalado no mercado de São Brás está funcionando na emissão de segunda via da meia-passagem estudantil, primeira e segunda vias do Cartão Sênior e segunda via do Cartão Especial. Em média, são feitos de 150 a 200 atendimentos por dia, no Mercado de São Brás, no horário de 8 às 16 horas. “Esse atendimento não é agendado”, esclareceu.

É importante informar que para a emissão de segunda via de cartões de meia-passagem, o estudante deve apresentar documento de identidade, comprovante de residência, uma foto 3x4, Boletim de Ocorrência ou o cartão inutilizado e declaração da escola, que tem validade de um mês.

Já a primeira via do cartão Passe Fácil Sênior é necessária a apresentação de documento de identidade, uma foto 3x4 e comprovante de residência. Para a segunda via, além disso, o Boletim de Ocorrência ou cartão inutilizado e taxa paga de R$ 36,00. O mesmo para a segunda via do cartão Passe Fácil Especial.

A coordenadora do COAU avisa que esses atendimentos realizados no posto Passe Fácil, no mercado de São Brás, de segunda via dos cartões de meia-passagem, Sênior e Especial e primeira via do cartão Sênior também podem ser feitos no posto Bel Fácil da SeMOB, localizado no Parque Shopping, na Augusto Montenegro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias