plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
COLABORE!

Campanha arrecada ajuda para técnicas afetadas pela pandemia

As doações pode ser feitas até o dia 30 de abril.

Imagem ilustrativa da notícia Campanha arrecada ajuda para técnicas afetadas pela pandemia camera As beneficiadas serão técnicas espalhadas pelo Estado, que atuam nas mais variadas linguagens, entre elas se destacam: iluminação, sonorização, cenografia, figurino, cinema, audiovisual, fotografia e produção. | Reprodução

O Coletivo Alumiá está realizado uma campanha de arrecadação de dinheiro que será destinada a ajudar mulheres técnicas que atuam em diversas áreas do segmento cultural no Pará, que estão passando por um momento delicado e com dificuldades para se manterem por conta da pandemia, uma vez que os trabalhos diminuíram.

As doações podem ser feitas via PIX (+5591982393329) até dia 30 de abril.

As beneficiadas serão mulheres que possuem formação com base mínima de ensino técnico profissionalizante e aprimoramento em mais de uma área de conhecimento. São técnicas espalhadas pelo Estado, que atuam nas mais variadas linguagens, entre elas se destacam: iluminação, sonorização, cenografia, figurino, cinema, audiovisual, fotografia e produção.

A iniciativa teve início a partir de uma pesquisa para conhecer o perfil das técnicas que atuam no Pará. O objetivo era fazer um levantamento local sobre o quantitativo de mulheres atuantes em atividades técnicas voltadas para artes cênicas, gestão e produção. A partir dessa pesquisa, que localizou mais de 50 técnicas, o coletivo criou em 2020 o Mulheres na Técnica – Pará (MNT-PA), uma rede de apoio e visibilidade para

Hoje, o grupo conta com 66 mulheres, com faixa etária entre 22 e 65 anos.

Banco de Dados – A preocupação de aumentar a presença de mão-de-obra feminina nos projetos, a exemplo do edital da Lei Aldir Blanc que destinou percentual para iniciativas propostas por mulheres, vem abrindo mais vagas no mercado para as técnicas, mas uma das problemáticas enfrentadas por elas é a divulgação de seu portfólio e contato.

“Nossa proposta é fomentar a união dessas mulheres em busca de visibilidade no mercado de trabalho, incentivar novos complementos de profissionalização e compartilhar saberes e experiências”, revela Natasha Leite, iluminadora e uma das idealizadoras da pesquisa.

Buscando facilitar o acesso a um banco de dados das profissionais no Pará, o Movimento Mulheres na Técnica Pará em parceria com a Lambateria criou uma página onde estará disponível informações e experiências dessas profissionais.

“Quando vamos contratar profissionais para os projetos, acabamos procurando os que já conhecemos por afinidade, mas também pela dificuldade de encontrar referências de outros profissionais. Assim, pensamos em criar uma página do grupo Mulheres na Técnica, onde o contratante vai encontrar as técnicas que atuam no Estado, divididas por área de atuação e cada uma terá uma página sua, onde estará disponível o currículo com experiências profissionais, telefone, e-mail, redes sociais e a cidade onde atua”, explica Sonia Ferro, produtora da Lambateria que faz parte do grupo.

A página do Mulheres na Técnica Pará está disponível no site lambateria.com. “Nós usávamos o site para divulgar as inciativas da Lambateria, mas com impossibilidade de realizar festas, percebemos que poderíamos explorar mais esse canal para colaborar com a cena local”, conta Sonia, que também transformou o blog da Lambateria em um espaço para a divulgação de pautas culturais do Estado. A página ainda está em construção e aberta às mulheres que queiram fazer seu cadastro.

Todas as profissionais que atuam no segmento cultural e de alguma forma se dediquem às atividades técnicas de criação e produção artística podem solicitar o cadastro. O formulário está disponível na bio do Instagram Mulheres na Técnica Pará.

Serviço:

Campanha de Arrecadação Mulheres na Técnica Pará

Quando: Até 30 de abril

Onde:: Pix +55 91 982393329

Mais informações:: www.lambateria.com/mulheresnatecnicapa ou pelo telefone (91) 98239-3329 (Natasha Leite)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias