plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
RANKING

Pará tem destaque na produção de banana, a segunda fruta mais consumida no mundo

Com alto teor nutritivo, as principais variedades produzidas no Pará são a banana Prata (90% em Belém consome essa variedade), Mysore, Nanica, entre outras.

Imagem ilustrativa da notícia Pará tem destaque na produção de banana, a segunda fruta mais consumida no mundo camera Divulgação

O Pará é o 8º produtor de banana no ranking nacional. Com 33.662 hectares de área plantada e uma produção de 381.248 toneladas ao ano, o Estado encontra-se entre os maiores produtores da fruta, no País, informa a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

Para o produtor rural, Raimundo da Silva Santos, técnico em agropecuária, que trabalha com a plantação de bananas no sudeste do Pará, no município de Marabá, o plantio é um negócio rentável e vem crescendo nos últimos, com grande procura de fornecedores de mercados externos: "Só em Redenção são 250 caixas toda semana. Para Araguaína são quatro caminhões por semana e mais um caminhão para Imperatriz, no Maranhão. Daqui um mês ou dois meses no máximo vamos plantar em mais de 70 hectares, com 70 km de banana cadastrada, pois a procura aqui está grande".

Seu Raimundo comercializa o fruto, no valor de R$ 2,00, o quilo. No mercado interno, ele vende para os municípios de Belém, Tucuruí, Marabá e Redenção; no mercado externo, para Imperatriz (MA). "Trabalhamos com as bananas maçã e a comprida, sendo que com a procura crescente do mercado externo pela banana maçã, que hoje possuo 40 hectares, já estou em processo de cadastramento de novos hectares na Adepará", afirmou ele.

Existe uma correspondência entre os maiores produtores de banana e os produtores de cacau, isso explica a razão da região da Transamazônica ser a principal região produtora do Pará. A produção maciça de banana está diretamente ligada a do cacau, em razão da utilização da cultura da bananeira no sombreamento (literalmente) do cultivo do cacau, sendo ele a cultura principal e a banana a secundária, mas plantada num volume tão grande que passa a ter representação na produção estadual.

Mais da metade do cacau produzido no Brasil é, literalmente, originário do fruto paraense. Em 2020, a produção do cacau no Pará foi de 144.663 toneladas, o equivalente a 52% da produção nacional. Em 2019, o Estado produziu 130 mil toneladas contra as 105 mil produzidas na Bahia, que segue na vice-liderança.

Por isso, municípios como Medicilândia e Altamiraca, importantes na cultura do cacau são também importantes na produção de banana. Assim, 38,27% da produção paraense de banana é proveniente da Transamazônica.

O maior mercado paraense é a capital Belém, com 90% de consumo, porém a banana que chega a Belém vem de outros Estados. Apenas 6%, do que é produzido de banana, no Pará, abastece a capital. Isso acontece porque os municípios produtores estão distantes de Belém, o que dificulta o transporte até a capital, em média, a distância é maior do que 1.000 km.

Exportação - Apesar de grande produtora do fruto, a maior parte da banana paraense tem como destinos municípios circunvizinhos. Grande parte dos frutos produzidos na Transamazônica são escoados para o Amazonas, grande consumidor de banana. Enquanto o consumo médio nacional é de 20 kg/hab./ano, o Amazonas possui um consumo per capita de 60 kg/hab./ano.

Das vendas interestaduais, o Amazonas consumiu 47%, sendo 1.583,9 toneladas de frutas de bananas, segundo dados da Secretaria da Fazenda (Sefa), do ano de 2019.

As principais variedades produzidas no Pará são: banana Prata (90% em Belém consome essa variedade), Mysore, Nanica, Comprida, Conquista, Branca (maçã) e a Inajá. Entre os municípios que mais comercializaram banana na Ceasa, em 2019, estão: Santo Antônio do Tauá, Santa Isabel do Pará, Castanhal e São Domingos do Araguaia.

"A cultura da banana tem grande importância social e econômica na região Norte, pois é uma fruta bastante consumida, fazendo parte da alimentação diária da maioria da população. É uma fruta com alto teor nutricional, de fácil acesso, sendo cultivada por grandes, pequenos e médios produtores, proveniente da agricultura familiar. Assim, representa um forte complemento de renda para pequenos agricultores.", avalia a engenheira agrônoma, Clara Angélica Brandão, fiscal estadual agropecuário. Ela também é a responsável técnica do Programa Fitossanitário da Bananeira e Helicônia/Gerência e Pragas Quarentenárias.

Benefícios

Entre os benefício da bana, estudos apontam a promoção de saciedade, devido ao teor de fibras contido na fruta; auxílio no controle da pressão arterial; diminuição das cãibras; promoção de um bom auxílio energético e atpe o estímulo da sensação de bem-estar, já que é um alimento que tem o triptofano, aminoácido que auxilia na produção de serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor produzido a partir do triptofano, que pode estar relacionada com várias funções no organismo como regulação do sono e a promoção do bom humor e da sensação de bem estar.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), são produzidas mais de um milhão de bananas na região da América Central e Caribe, e mais de dois milhões de pessoas dependem diretamente dessa cultura. Dessa forma, a banana faz parte da dieta alimentar mundial, segundo dados do ano de 2020, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

PANORAMA DA BANANICULTURA PARAENSE

Indicadores da bananicultura paraense 2019

Área colhida: 33.662 hectares

Produção: 381.248 toneladas

Rendimento médio: 11.326 kg/há

Pará é o 8º produtor no ranking nacional (Pará já ocupou o 4º lugar e o 1º lugar).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias