plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
DIPLOMACIA

Edmilson terá maioria de aliados na Câmara de Vereadores

Com a segunda maior bancada, o prefeito eleito deverá investir na diplomacia a partir de janeiro de 2021.

Imagem ilustrativa da notícia Edmilson terá maioria de aliados na Câmara de Vereadores camera Edmilson se prepara para iniciar mandato | DOL

Com as eleições municipais encerradas, o prefeito eleito Edmilson Rodrigues (PSOL) começa a se preparar para iniciar o mandato entre 2021 e 2024. Um dos pontos importantes para a eficiência de sua gestão é a diplomacia com a Câmara Municipal de Belém (CMB), que será renovada no próximo ano com 35 vereadores divididos entre base aliada do prefeito e opositores.

Maior bancada da casa, o MDB deve integrar a base aliada ao prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) a partir de fevereiro de 2021. "O mais importante é o diálogo. Ele foi eleito pelo povo, pelas minorias, precisamos atender as necessidades da população. Suas administrações anteriores tiveram acertos e também erros, que espero que ele corrija e toque em frente", declara o emedebista Zeca Pirão, vereador que recebeu mais votos nesta eleição, sem falar em apoio declarado.

Zeca Pirão foi o vereador que recebeu mais votos nesta eleição.
📷 Zeca Pirão foi o vereador que recebeu mais votos nesta eleição. |Reprodução/Câmara Municipal de Belém

LEIA TAMBÉM: "Vamos governar pra todo mundo, mas tem os pobres que passam fome", diz Edmilson em entrevista ao DOL

Pelo mesmo caminho, Neném Albuquerque (MDB) também aposta na experiência do novo prefeito. "Esperamos que ele faça uma excelente administração. Iremos ajudar a aprovar aquelas matérias que tragam benefício à nossa população e discutir outras. Desejamos desde já uma boa sorte ao futuro gestor de nossa cidade", comentou. Blenda Quaresma e John Wayne não fizeram comentários, mas já admitem que é quase certo que estarão na base.

A bancada do PSOL, partido de Edmilson, tem a segunda maior bancada, com três componentes. "Fizemos até agora uma composição com quatro vereadores de esquerda somente, e enfrentamos diariamente os demais 31. Agora a expectativa é de que será melhor, porque nosso prefeito ouve as pessoas, coisa que o outro não fazia, porque temos projeto de inclusão, cultura, saneamento, as expectativas são as melhores, creio que os projetos vão ser absorvidos pela oposição, a gente precisa lutar", avalia Nazaré Lima, que atualmente é vereadora de Belém, tentou a reeleição e não conseguiu - porém, ela herda a vaga de Vivi Reis, que nem chegará a ir para a CMB, pois é suplente de Rodrigues na Câmara Federal, em Brasília, onde ele é deputado desde 2015.

Prefeito eleito se torna o mais votado da história de São Miguel do Guamá

Além dela, o reeleito Fernando Carneiro, com quem a reportagem não conseguiu contato, e a novata Lívia Duarte integram a bancada da sigla do novo prefeito. "Estarei na base do governo, com o coração pulsante na defesa de um programa para transformar Belém. Há dezesseis anos que a cidade não tem um prefeito de fato. Os últimos governos tripudiaram da população. Edmilson é um apaixonado por Belém e a Câmara também ganha simbolismo se mudança, com a expressão da representatividade feminina e negra que aumentou, o que também traz uma certa força na política, logo, minhas expectativas com o relacionamento com Edmilson são altíssimas. Acredito no que a vida dele como parlamentar e prefeito demonstram: muito respeito com as diferenças e vontade de mudar Belém!", aposta a presidente do PSOL municipal.

Amaury da APPD, do PT, também estará com Edmilson no parlamento.

Veja a posição dos demais vereadores de Belém sobre a eleição de Edmilson:

* ALIADOS *

Renan Normando - Podemos

Como político me posicionei junto com meu partido, o Podemos, pela candidatura de Edmilson no 2° turno. Espero ter uma relação harmônica com o Prefeito pelo bem da cidade. Iremos fiscalizar, cobrar e propor através de um mandato participativo, coletivo junto a população.

Bia Caminha - PT

A população fez a melhor escolha pra Belém. Edmilson fez um dos melhores governos da história da nossa Capital, tanto que até hoje as pessoas lembram do Banco do Povo, do Orçamento Participativo e outras marcas importantes da sua administração. Pra esse novo mandato, já conversamos muito sobre projetos que atendam tudo que defendi até aqui, como projetos que estejam alinhados as vidas das pessoas negra, LGBTQIA+, mulheres e, também, sobre a revisão do Plano Diretor de Belém, sob o qual tenho dedicado uma atenção especial.

Fábio Souza - PSB

Acredito que Edmilson Rodrigues tem explicitado pelos números das pesquisas uma grande rejeição, o que ocasionou uma divisão acentuada no eleitorado belenense, mas acredito que a habilidade em dialogar com partidos de direita e esquerda foi o grande diferencial o que não ocorreu com seu adversário. Porém, Edmilson terá dificuldades que não existiam nos dois primeiros mandatos, que eram as redes sociais, e a busca da população por alguém diferente. Atuarei em parceria com o prefeito nas pautas relevantes a cidade de Belém: saneamento, melhoramento da mobilidade urbana e a resolução da questão do lixo em Belém serão os motes do meu mandato, não farei oposição irresponsável, estarei ao lado do prefeito para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao bem-estar de nossa cidade!

Gleisson Oliveira - PSB

O prefeito Edmilson venceu democraticamente as eleições para a prefeitura de Belém. Este vai ser um governo popular, um governo do povo, pelo povo e para o povo. Com toda a certeza, a gente espera ter uma relação muito harmoniosa e respeitosa com o nosso prefeito eleito Edmilson, pois sabemos que nos mandatos anteriores, ele sempre cumpriu todos os acordos que foram feitos junto à Câmara Municipal com os vereadores, respeitando os seus posicionamentos, mesmo aqueles de oposição. Como vereador de terceiro mandato, tenho uma vida servindo aos Belenenses com seriedade, trabalhando em defesa dos interesses da população, e pretendo estar ao lado do nosso prefeito para que juntos possamos trabalhar por uma Belém verdadeiramente melhor, em que haja não apenas uma relação democrática, mas uma relação de aproximação e de trabalho em conjunto entre o Legislativo e o Executivo, levando ao prefeito todas as demandas que são de interesse da comunidade para que dentro dos trâmites legais a prefeitura consiga dar o direcionamento e fazer as execuções necessárias.

Bieco - PL

Gostaria de parabenizar o prefeito eleito da nossa capital, Edmilson Rodrigues. A população decidiu democraticamente e agora vamos trabalhar em parceria para construirmos uma Belém cada vez melhor. Conte comigo, prefeito, estamos juntos pelo nosso povo! (por rede social)

Pablo Farah - PL

Tão logo saiu o resultado das eleições, parabenizei o prefeito eleito Edmilson Rodrigues pela vitória e coloquei-me a disposição para a construção de um diálogo que possa atender as demandas da população, especialmente dos mais necessitados. Agora é a hora de unir todas as correntes políticas para que possamos tirar Belém do abandono. Tive apenas pouco mais de um ano e meio de mandato na atual legislatura e o fruto de nosso trabalho me deu a reeleição com mais de 8,6 mil votos. A população depositou suas esperanças em seus representantes eleitos agora. Então, devemos trabalhar todos juntos, o Legislativo e a Prefeitura, com o apoio já declarado do governador Helder Barbalho, para reconstruir Belém, tornar a cidade mais limpa, com um bom serviço de saúde, superar o déficit de saneamento com obras estruturantes e ofertar oportunidades de trabalho. Deveremos viver quatro anos bem promissores para Belém.

Allan Pombo - PDT

Super aprovo. Muito feliz, acho que Belém merece o Edmilson. E estarei o ajudando a chegar a governador, se Deus Quiser. Acho que será um grande governo. E ele pode contar comigo, principalmente na geração de emprego e renda da juventude, área que tenho experiência.

Dona Neves - PSD

Só tenho a parabenizar o novo prefeito como vereadora. Abrirei as portas do meu gabinete para a comunidade. Por acreditar que a união faz a força, quero trabalhar junto com o prefeito para oferecer um bom trabalho para a comunidade. Belém ganha mais desse jeito.

Miguel Rodrigues - Podemos

As pessoas votam nos políticos com a experiência de ter dias melhores. Deus permite as coisas acontecerem. Assim como Deus me permitiu ser vereador novamente, Ele permitiu ao Edmilson ser prefeito de Belém. Por isso, vou em busca de parcerias leais para que juntos - eu, no Legislativo, e o Edmilson, no Executivo - possamos trazer benefícios para a cidade de Belém. Irei trabalhar também em parceria para com o Renan Normando, vereador do Podemos, e o Igor Normando, deputado estadual e presidente do Podemos-PA, para, nessa junção de opiniões, trazer melhorias para a cidade.

Lulu das Comunidades - PTC

A gente foi um defensor do Edmilson e estou acreditando, como um vereador das comunidades e da periferia, que ele vai fazer um grande mandato.

Igor Andrade - SD

Estamos vindo de um prefeito que não prestigiava as bases dos seus vereadores, principalmente daqueles que não rezavam na sua cartilha, como é o meu caso. Espero que o prefeito Edmilson possa estabelecer uma relação de maior proximidade, democrática e respeitosa, atendendo os pleitos dos vereadores, que na verdade são pleitos das comunidades. Portanto, pretendo trabalhar em conjunto, para que possamos construir uma Belém cada vez melhor, inclusive, estive apoiando o Edmilson no segundo turno!

* INDEFINIDO *

Emerson Sampaio - PP

O que norteará o nosso mandato de vereador é o compromisso com a periferia de Belém. A expectativa com relação ao prefeito Edmilson Rodrigues é de um tratamento mais humanizado com a cidade. A respeito de estar na base aliada ou na oposição, é muito cedo para manifestações, pois a relação do mandato com o gestor municipal é uma construção. De antemão, posso dizer que os bons projetos terão o meu aval e àqueles que nem tanto, serão analisados adequadamente, com vistas ao bem comum.

Tulio Neves - PROS

Apoio a vontade da maioria dos belenenses que elegeu Edmilson prefeito. Eu conheço a realidade dos que foram abandonados pelo poder público, e espero que ele lute pela redução das desigualdades na nossa cidade e potencialize os canais de diálogo com o cidadão. Tenho ainda a esperança de que esta nova administração trabalhe para facilitar o acesso aos serviços públicos, por parte daqueles que mais precisam. E na Câmara Municipal de Belém, seguirei firme, a minha missão de fiscalizar e trabalhar pelo bem de nosso povo.

Roni Gás - PROS

Não tenho que aprovar ou desaprovar a vitória do Edmilson, vivemos em uma democracia e ele foi o escolhido da maioria. Espero que ele faça como eu, governe para toda Belém. Não tenho preferência por prefeito, meu compromisso é trabalhar pelo desenvolvimento da cidade de Belém principalmente pelas periferias, e pretendo trabalhar dando o melhor de mim, votando sempre pelo certo e de olhos bem abertos na fiscalização da prefeitura e de todas as secretarias.

Zeca do Barreiro - Avante

Irá aguardar o posicionamento do grupo para se posicionar oficialmente.

* OPOSIÇÃO *

Mauro Freitas - PSDB

O vereador afirmou através de sua assessoria que não irá se posicionar.

Josias Higino - Patriota

Sendo do mesmo partido do candidato Delegado Federal Eguchi é evidente minha reprovação. Contudo, respeito os resultados das urnas. Na Câmara Municipal de Belém, pretendo ser oposição, mas responsável e consciente, onde não verei problemas em ser a favor daquilo que acredito ser bom para Belém e cobrarei pelas promessas e também por soluções para os problemas de nossa cidade, além de fiscalizar a gestão sendo a minha função como vereador.

Pastora Salete - Patriota

A minha postura será de oposição crítica, não farei oposição pautada apenas em conveniências políticas. Estarei sempre ao lado das propostas que efetivamente venham ao encontro das aspirações populares. Espero que o prefeito tenha a capacidade de diálogo, de conversar com a câmara no sentido de buscar sempre alternativas que venham resolver os graves problemas sociais que atingem a nossa Belém.

A redação tentou ainda contato com os vereadores eleitos Juá Belém (Republicanos), João Coelho (PTB), Augusto Santos (Republicanos), Goleiro Vinicius (Republicanos), Moa Moraes (PSBD), Fabrício Gama (DEM), Dinelly (PSC), Matheus Cavalcante (Cidadania) e Altair Brandão (PCdoB), mas não obteve sucesso.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias