plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PREFEITO ELEITO

"Vamos governar pra todo mundo, mas tem os pobres que passam fome", diz Edmilson em entrevista ao DOL

Edmilson derrotou o Delegado Federal Eguchi (Patriota) na disputa do segundo turno, com 51,76% dos votos válidos

Imagem ilustrativa da notícia "Vamos governar pra todo mundo, mas tem os pobres que passam fome", diz Edmilson em entrevista ao DOL camera Novo prefeito de Belém falou sobre os planos na futura gestão, que se inicia a partir de janeiro de 2021. | Irene Almeida/Diário do Pará

O novo prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL), eleito no último dia 29 de novembro, já deu início às atividades para ocupar o cargo em janeiro do próximo ano. Com 51,76% dos votos válidos, Edmilson derrotou o Delegado Federal Eguchi (Patriota) na disputa do segundo turno. Na segunda-feira (30), após o resultado das eleições, ele esteve presente na sede do Grupo RBA de Comunicação, onde falou sobre os planos para o governo.

"Nosso objetivo inicial é conhecer para dar continuidade naquilo que é necessário continuar e, claro, eu tenho uma orientação política, uma visão de mundo, prioridades que eu anunciei. Então, o que for preciso mexer no orçamento, se for necessário anular alguma área que não seja prioritária, para garantir o 'Bora Belém', eu vou fazer. Porque isso é a minha identidade enquanto político, enquanto prefeito, que é cuidar de toda cidade, ajudar, na medida do possível, as grandes empresas. Afinal, se a cidade está bem, todo mundo vai bem", ressalta.

Edmilson deixou claro que a prioridade é ajudar as micro e pequenas empresas, que têm sofrido gravemente por conta da pandemia do novo coronavírus. "O Banco do Povo será usado para gerar micro e pequenos empreendimentos, ajudar as micro-empresas a gerar empregos, apoiando empresas que vão ser formadas por pessoas desempregadas, que vão acabar gerando outros empregos", destaca.

Os desafios serão muitos, já que é necessário ter um bom diálogo com a Câmara Municipal de Belém, porém, o prefeito eleito ressalta que os interesses da população estarão sempre à frente.

"Eu tenho um bom diálogo com vários vereadores e a oposição tem o seu papel. Eu não creio que os interesses do povo terão obstáculos. Às vezes, muitos vereadores votaram em questões orientados por terem uma relação com o prefeito, mas que gostariam até de votar em outras posições. Na medida em que a gente apresenta um projeto de cara popular, pra criar programas que vão ajudar o povo mais pobre, a medida que a gente conversa com o governo no período de transição e conheça bem a realidade, a gente vai poder avançar"

O prefeito eleito ainda ressaltou a prioridade em dar continuidade às obras da Estrada Nova, já que a mesma tem um prazo para ser realizada sem perdas para o município. "Agora é uma meta, eu quero concluir as obras da Estrada Nova. Se eu não avançar nas obras, em abril o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tira o dinheiro. A obra era pra ter sido feita em 60 meses. Ou a gente faz ou perde o dinheiro. Imagina que desgraça para quem mora na Cidade Velha, Jurunas, Condor, Cremação, Guamá e para a cidade toda, que seria muito triste continuar com aquele valão a céu aberto", afirma.

Quanto a definição dos próximos secretários, Edmilson afirma que será criterioso durante a escolha. "Um critério importante é o da competência técnica e experiência, isso é de fundamental importância. Nenhuma pessoa que ame Belém e que tenha me apoiado, tenha a ilusão de que eu posso ter pra área de transporte ou de saneamento alguém que não entende de saneamento, pra resolver o problema de lixo, problema da macrodrenagem, da limpeza urbana em geral, modernizar o sistema de coleta e de distribuição de tratamento do lixo, resolver o problema do lixão e transformar em um aterro sanitário, implantar no local devido, tudo isso exige conhecimento técnico. A gente vai querer gente preparada, mas comprometida com essa Belém dos nossos sonhos", diz.

Leia mais:

Edmilson Rodrigues é eleito novo prefeito de Belém

"Precisamos nos unir para combater os problemas de Belém", diz Edmilson após vitória nas urnas

"Eu sou um cara humano e eu acho que o amor tem que andar junto com a fé e com a esperança. Não adianta dizer que é um homem de fé e dizer que 'bandido bom é bandido morto'. Eu nunca vou aceitar essa posição. Se eu tivesse um filho ou neto, gay, trans, teria o meu respeito. Essas pessoas vão me ter governando pra elas", declara Edmilson.

O resultado das eleições municipais 2020 foi bastante acirrado e isso pode ser explicado, principalmente, pela forte divisão entre esquerda e bolsonaristas. "Essas pessoas vão ter todos os serviços da prefeitura para atendê-las, mas elas jamais terão de mim qualquer ato de violência contra negros, contra gays, contra a democracia. Esse negócio de 'fecha o congresso', isso não cabe na minha cabeça e nem é o que o povo quer, por isso que o povo me elegeu. Então, nós vamos trilhar o caminho de investimento em educação, em cultura, educação no sentido integral. A cidade tem que ser uma cidade festiva, com respeito aos trabalhadores informais, vamos fazer uma política para que eles montem o seu pequeno empreendimento e saiam da informalidade. Não vai ser 'rapa' batendo em ambulante, impedindo o mesmo de trabalhar", ressalta.

O esporte também está entre os planos do novo prefeito. "Nós vamos valorizar o esporte como um todo, fazendo convênios com os clubes para que as crianças tenham participação em escolinha de futebol, natação, basquete. É essa visão que a gente quer trazer, um governo de amorosidade, alimentando a esperança. Nós vamos governar pra todo mundo, mas tem os pobres que passam fome. Esses vão ter o nosso carinho", finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias