plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA ENERGÉTICA

Subestação de energia é inaugurada em Santana do Araguaia

Novo equipamento vai desativar usina a diesel e garantir segurança energética no município

Imagem ilustrativa da notícia Subestação de energia é inaugurada em Santana do Araguaia camera Paulo Favacho/Agência Pará

O governador Helder Barbalho participou, nesta segunda-feira (30), da solenidade de inauguração da primeira subestação de energia de Santana do Araguaia conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil. O município, localizado no extremo sul do Estado, agora conta com uma subestação ampla e moderna. Mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas com a obra, que desativará a usina a diesel que funcionava como geradora de energia no município. A nova subestação está localizada na Rodovia BR-158, Loteamento São Joaquim.

O governador Helder Barbalho ressaltou a importância da segurança energética para garantir competitividade e atrair novos investimentos da iniciativa privada para geração de empregos e renda.

O governador Helder Barbalho ressaltou a importância da segurança energética para garantir competitividade e atrair novos investimentos da iniciativa privada para geração de empregos e renda.
📷 O governador Helder Barbalho ressaltou a importância da segurança energética para garantir competitividade e atrair novos investimentos da iniciativa privada para geração de empregos e renda. |Paulo Favacho/Agência Pará

“Esse é um importante benefício para população, que vai interferir diretamente no crescimento e desenvolvimento do município e região. Pedimos para Equatorial que continue investindo em nosso Estado, pois vimos o que aconteceu com nossos irmãos amapaenses que ficaram sem energia elétrica e não queremos que isso aconteça aqui. Com esta obra, Santana do Araguaia passa a rodar interligado ao sistema energético de todo Brasil e não mais fica isolado”, afirmou.

De acordo com a Equatorial Energia Pará, entre os benefícios da nova subestação está o aumento da capacidade do fornecimento de energia e segurança no sistema elétrico local. O novo equipamento conta com a implantação de dois transformadores de energia, um com 30MVA e outro com 15MVA de potência. Juntos, eles abrangem uma potência sete vezes maior do que a antiga subestação, garantindo o abastecimento de energia para até sete vezes mais a quantidade atual de moradores das áreas urbana e rural de Santana do Araguaia, incluindo também as áreas de comércio e indústria.

O investimento total da empresa é de cerca de R$ 24,3 milhões. Além da obra da nova subestação de energia, também foi implantada uma linha de transmissão, além de uma modernização na rede de distribuição do município.

Subestação de energia é inaugurada em Santana do Araguaia
📷 |Paulo Favacho/Agência Pará

O presidente da Equatorial Energia Pará, Marcos Almeida, ressalta que esta é mais uma obra que mostra o compromisso da distribuidora em trazer mais desenvolvimento para todo o Estado. "Quando nós construímos uma subestação como essa, permitimos que a região dê um salto em qualidade de vida e no seu potencial de investimentos, que só podem ser possíveis quando se tem um sistema elétrico confiável e em constante processo de melhoria", afirma.

Entre as autoridades que participaram do evento estavam o deputado Estadual José Scaff, o chefe da Casa Civil Iran Lima e o titular interino da Secretara de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Carlos Ledo; além de autoridades da região e prefeito eleito, Eduardo Machado.

Leia mais:

Marinheiro é resgatado agarrado a barco no meio do Oceano

Ex-secretária de Turismo e a filha são assassinadas em Marabá

Impacto ambiental

Um dos pontos chaves dessa obra é a desativação da usina a diesel, que vai deixar de lançar no meio ambiente mais de 52 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) todos os anos, eliminando, assim, qualquer risco ambiental. Além disso, irá garantir um fornecimento contínuo de energia de melhor qualidade, trazendo mais investimentos e desenvolvimento para Santana do Araguaia e região.

Além de Santana do Araguaia, há outras localidades que serão beneficiadas pela obra. Como é o caso do Distrito Barreira do Campo, que pertence ao município, e será diretamente atendido pela nova subestação.

Função das subestações

No setor elétrico brasileiro existem as geradoras e as transmissoras, que é por onde a energia (vinda de diversos cantos do Brasil) passa antes de chegar às distribuidoras. Ou seja, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas grandes usinas até chegar às subestações. No caso do Pará, a distribuidora é a Equatorial Energia e as subestações da empresa são responsáveis pelo início da distribuição. Elas funcionam como pontos de entrega para os consumidores. Quando essa energia chega às subestações, os transformadores fazem o aumento ou diminuição de tensão para adequá-la ao consumo dos clientes.

Sistema Interligado Nacional (SIN)

O Sistema Interligado Nacional (SIN) é um sistema de geração e transmissão de energia elétrica, com tamanho e características que permitem considerá-lo único no mundo. Ele engloba as cinco regiões do Brasil e tem forte predomínio de usinas hidrelétricas, trazendo várias vantagens para a distribuição de energia.

Entre eles está o aproveitamento da sazonalidade das chuvas, pois como o período chuvoso se difere nas regiões do país e o sistema de geração é hídrico, é necessário ter um sistema interligado para garantir o equilíbrio de produção e transmissão. Outra vantagem é a confiabilidade no sistema, que diminui as interrupções de energia. Ou seja, nos casos de falha em uma linha de transmissão, o sistema interligado consegue redirecionar a energia para esses pontos ausentes, diminuindo os impactos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias