plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ALTA MÉDICA

Prematura extremo, bebê tem alta após mais de 3 meses internada em Barcarena

A bebê nasceu com 29 semanas e pesando apenas 930g

Imagem ilustrativa da notícia Prematura extremo, bebê tem alta após mais de 3 meses internada em Barcarena camera Divulgação

Os momentos desafiadores vividos nos últimos meses por uma família da zona rural de Barcarena, no interior do Estado Pará, serão lembrados para sempre.

A bebê Isabeli Vitória nasceu no Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB), a 114km de Belém, com apenas 29 semanas e pesando 930g. Com esse peso e nascimento antes do esperado, Isabeli faz parte do grupo classificado como prematuro extremo, que nasce entre 24 e 30 semanas de idade gestacional.

Filha de Kellem Nascimento, de 20 anos, a pequena Isabeli Vitória precisou superar diversos desafios antes de receber alta médica nesta terça-feira, 29/9.

Durante a sua internação de 107 dias no HMIB, Isabeli precisou da ajuda de equipamentos para conseguir respirar. Também foi necessário mantê-la por mais de dois meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por apresentar problemas cardiorrespiratórios, hemorragia cerebral e dificuldades de alimentação.

Para a mãe, o acolhimento e o esforço de toda a equipe multiprofissional que atua no Materno-Infantil foi um dos principais fatores para salvar a sua bebê.

“Eu vi a luta da Isabeli para viver e da equipe para salvar minha filha. Então é uma vitória nossa. Mais que um cuidado de saúde, nós duas recebemos amor e acolhimento aqui. Agora ela vai conhecer a casa dela. Agradeço a todos”, disse Kellem emocionada.

De acordo com a pediatra Anna Camila Moutinho, “foram momentos desafiadores entre um procedimento e outro. Os prematuros precisam de cuidados especiais, como manuseio mínimo, controle de peso, estímulos sonoros entre outras terapias”.

Após conseguir respirar sozinha e realizar todos exames e tratamentos com atenção à prematuridade, Isabeli ainda permaneceu na Unidade de Cuidado Intermediários (UCI) do HMIB. Na tarde desta terça-feira, depois de ganhar peso suficiente, pôde conhecer a casa da família.

Alta Humanizada

No HMIB, unidade do Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, entidade com mais de 50 anos da área hospitalar, as altas médicas são celebradas por todos os colaboradores.

Com a Isabeli nos braços e um sorriso no rosto, a jovem mãe levou embora a filha após receber todas as orientações da equipe multiprofissional, por meio do Projeto Âncora, que capacita a mãe para continuar os cuidados em casa.

“Nos sentimos vitoriosos por ser parte dessa recuperação e pela confiança da mãe no nosso trabalho”, comenta o coordenador Nataliel Miranda.

Inaugurado em 2018, o HMIB é referência no atendimento a gravidez de alto risco e recuperação de prematuros na região de Barcarena. Durante os 2 anos em funcionamento, mais de 2.600 partos foram realizados.

Nesse período, o Materno-Infantil ultrapassou o número de 5 mil internações e mais de 60 mil atendimentos multiprofissionais voltados ao tratamento de bebês, gestante e mães. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins e com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias