plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DO PARÁ PARA O MUNDO

Mostra reúne obras de paraenses na Semana Latina de Marburg na Alemanha 

A fotografia paraense será um dos destaques da 14ª Semana Latina, que abre neste domingo, 20, em Marburg, na Alemanha, e este ano traz a Amazônia como foco. Fatinha Silva, Paula Giordano e Marise Maués são os talentos paraenses que vão expor fotografias r

Imagem ilustrativa da notícia Mostra reúne obras de paraenses na Semana Latina de Marburg na Alemanha  camera A rotina dos coletores de açaí em Abaetetuba | Marise Maués

A fotografia paraense será um dos destaques da 14ª Semana Latina, que abre neste domingo, 20, em Marburg, na Alemanha, e este ano traz a Amazônia como foco. Fatinha Silva, Paula Giordano e Marise Maués são os talentos paraenses que vão expor fotografias retratando o cotidiano das comunidades tradicionais da Amazônia no evento.

“Recebi convite da antropóloga e pesquisadora Karin Naase, que já residiu na Amazônia, para participar, e decidi agregar ao meu trabalho o de mais duas fotógrafas paraenses, Marise Maués e Paula Giordano. Os três ensaios, respectivamente, ‘Os Ribeirinhos’, ‘Na Rota do Ouro Negro Ribeirinho’ e ‘Casa de Farinha’, são compostos por imagens que retratam um pouco desses saberes e fazeres do nosso povo, seu cotidiano”, explica Fatinha Silva, que há 20 anos registra os povos ribeirinhos da região.

Fotos da coleta do açaí na ilha de Maracapucu Miri, em Abaetetuba, e da Feira do Açaí, em Belém, apresentam, no trabalho de Marise, as comunidades tradicionais que vivem da cultura desse fruto. “É muito gratificante ter meu trabalho em um evento internacional. Eu já havia apresentado um recorte desse trabalho em Marburg ano passado. Mas nesse caso fiz uma fala sobre como se dá a coleta e comercialização do açaí. Esse trabalho é fruto de uma pesquisa em que acompanho a extração do açaí na mata. Quando chega a safra, fica muito intenso esse trabalho da coleta na floresta e é a principal fonte de renda das famílias”, diz Marise.

Já Paula Giordano mostra na exposição seu olhar sobre o fazer artesanal da farinha de mandioca, reconhecendo nas casas de farinha mais do que locais de fabricação de alimentos, espaços de ancestralidade, reforçando os laços de pertencimento e identidade das comunidades que enxergam a importância da produção de mandioca para suas vidas.

A mostra será composta por 24 imagens, em diversos formatos e suportes, e terá ainda um vídeo contendo relatos das fotógrafas sobre seus trabalhos, já que, por conta da pandemia, a ida das artistas até a Alemanha acabou cancelada. A curadoria foi realizada pelas três artistas, em permanente diálogo.

Registro de casa de farinha de Bragança
📷 Registro de casa de farinha de Bragança |Paula Gordano
E a vida ribeirinha na Amazônia estão na mostra
📷 E a vida ribeirinha na Amazônia estão na mostra |Fatinha Silva

A Semana Latina é realizada há 14 anos no Centro Cultural Waggonhalle, de Marburg, e conta com a direção do músico e compositor brasileiro Jean Kleeb, radicado na Alemanha. Tem, dentre seus objetivos, o intercâmbio interdisciplinar a cidade alemã e a cena cultural do Norte do Brasil. “Consideramos importante nossa participação, apresentando as comunidades tradicionais da Amazônia ao povo alemão, justamente num momento em que nossa terra está sendo tão devastada, quando as comunidades tradicionais estão cada vez mais sem direitos. O que sentimos é não estarmos presencialmente, pois seriam realizadas palestras, oficinas, uma importante troca com o mundo universitário de Marburg. Para compensar essa falta, gravamos um vídeo que será exibido durante a abertura da mostra fotográfica”, diz Fatinha.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias