plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PERIGO

Hospital Metropolitano faz alerta sobre os riscos de queimaduras com a rede elétrica

Mesmo nesse tempo atípico de pandemia da Covid-19, já é possível ver muitas crianças soltando pipas nos bairros da capital paraense, o que aumenta os riscos de potenciais queimaduras com a rede elétrica. Só no ano passado, o Hospital Metropolitano de Urgê

Imagem ilustrativa da notícia Hospital Metropolitano faz alerta sobre os riscos de queimaduras com a rede elétrica camera A queimadura por descarga elétrica é responsável por 80% dos casos graves que chegam no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da Unidade. | Divulgação/Hospital Metropolitano

Mesmo nesse tempo atípico de pandemia da Covid-19, já é possível ver muitas crianças soltando pipas nos bairros da capital paraense, o que aumenta os riscos de potenciais queimaduras com a rede elétrica. Só no ano passado, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, referência em traumas e queimados de média e alta complexidades no norte do Brasil, atendeu 83 pessoas que tiveram queimaduras após descarga elétrica.

Segundo o Ministério da Saúde, anualmente, pelo menos 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras no país e grande parte dos acidentes poderiam ser evitados com cuidados e orientações. No próximo sábado, 6/6, é lembrado o Dia Nacional de Luta Contra as Queimaduras, momento voltado para ações de conscientização e atenção às queimaduras e seus agentes causadores.

O Hospital Metropolitano promove ações de orientação durante todo o ano. Em 2019, nos três primeiros meses do ano, a Unidade registrou 101 atendimentos de pacientes com queimaduras. Já em 2020, no mesmo período, foram registrados 79 casos no Hospital.

Mesmo com a pandemia, acidentes continuam acontecendo, como o caso do paciente Bruno Oliveira, de 13 anos, que se acidentou durante brincadeira de soltar papagaio com os amigos. O brinquedo enrolou em uma fiação elétrica de alta tensão, no bairro onde o garoto mora, na Marambaia, e na tentativa de resgatar a pipa, acabou usando uma barra metálica, ocasionando o acidente.

O menino deu entrada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da Unidade com queimaduras por todo o corpo, principalmente na costa e na cabeça. “Eu só lembro do clarão e depois quando acordei, eu já estava no Hospital todo enfaixado e com o corpo ardido”, lembrou.

Pacientes com queimaduras em 2019

Em 2019, o Hospital Metropolitano, gerenciado pela Pró-Saúde, recebeu 478 pacientes com queimaduras diversas, de 60 municípios do Pará. Desse número, foram registrados 204 pacientes, entre 20 a 49 anos, principal faixa etária dos acidentes com eletricidade.

Para a coordenadora de enfermagem do CTQ, Neyllyane Ferro, a queimadura por descarga elétrica é responsável por 80% dos casos graves que são atendidos na Unidade. “Diferente das outras queimaduras que atinge a parte externa - a pele - a por descarga elétrica é pior, pois energia passar por dentro do corpo, podendo atingir até os órgãos. Então, não é só uma lesão externa e sim a parte interna, o que demora mais para a recuperação” ressaltou.

Além dos acidentes relacionados a pipas, Neyllyane Ferro explica que existem outros tipos, como o manuseio da rede elétrica sem conhecimento, ligações clandestinas e acidente de trabalho, quando o profissional não usa o Equipamento de Proteção Individual (EPI).

O exemplo por ter deixado de lado essas orientações está no corpo do vigilante Rosivaldo Farias, de 41 anos, que sofreu queimaduras de 3° grau enquanto tentava realizar reparos na laje da sua residência. “Aonde eu moro é complicado, pois a rede elétrica fica próxima das casas. Fui realizar um pequeno reparo e quando vi, já tinha pegado o choque”.

Como evitar queimaduras por descarga elétrica

• Utilize protetores de tomadas e passa-fio para não deixar fios elétricos expostos e ao alcance das mãos, principalmente das crianças;

• Não faça manutenções no quadro de força por conta própria. Consulte sempre um eletricista;

• Nunca tente recuperar algo que foi pendurado em postes ou resgatar pipas. Queimaduras em fios de alta tensão são gravíssimos, podem levar até mesmo a amputação de membros;

• Não sobrecarregue uma tomada com vários equipamentos ligados ao mesmo tempo;

• Evite podar árvores que estão próximas aos fios elétricos. Chame o Corpo de Bombeiros;

• Para os profissionais de telefonia, TV a Cabo, Internet e concessionária de energia, o EPI sempre será importante.

Luta Contra as Queimaduras

Como parte das ações do Dia Nacional de Luta Contra as Queimaduras, na próxima sexta-feira, 5/6, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), irá promover uma ação de conscientização que visa esclarecer os riscos desse tipo de trauma.

Os pacientes serão orientados quanto aos riscos de manuseio da rede elétrica, cuidados básicos, orientação quanto a brincadeira de soltar pipa, poda árvores que estejam próximo de fiações e manutenção de rede sem o profissional adequado. Os assuntos fazem parte das palestras, folhetos informativos e jogos sobre prevenção da queimadura por eletricidade, para as crianças, visitantes e acompanhantes.

“Acredito que a informação é a chave para evitar os acidentes. Quanto mais orientações passamos sobre prevenção de queimaduras, teremos cada vez menos pacientes e o nosso objetivo é esse, fazer com que as pessoas consigam mais qualidade de vida”, ressaltou a coordenadora de Projetos Sociais do HMUE, Roberta Cardins.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias