plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SAÚDE MENTAL

Alerta! Celular pode distanciar os filhos da família

“Vivemos uma era em que as pessoas delegaram para os dedos à função de falar e ainda tornou virtual as relações que são fundamentais para a formação humana”, alerta a médica pediátrica Aurimery Chermont, ao comentar sobre o quanto a população está cada ve

Imagem ilustrativa da notícia Alerta! Celular pode distanciar os filhos da família camera Uso com frequência acentuada do telefone e de outros aparelhos eletrônicos conectados à internet é um risco para a formação de crianças e adolescentes, que podem perder o convívio diário da vida real por causa do virtual | Rogerio Uchoa

“Vivemos uma era em que as pessoas delegaram para os dedos à função de falar e ainda tornou virtual as relações que são fundamentais para a formação humana”, alerta a médica pediátrica Aurimery Chermont, ao comentar sobre o quanto a população está cada vez mais ligada ou dependente de tecnologias presentes em smartphones, tablets e computadores. Que estes aparelhos têm facilitado a comunicação do dia a dia de todos ninguém duvida. Mas a utilização deles precisa ser feita de forma responsável, principalmente por crianças e adolescentes.

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Pediatria publicou a segunda cartilha com uma série de cuidados que os pais devem tomar para garantir a saúde física e emocional, quanto ao uso destes instrumentos, em especial o celular. É preciso, por exemplo, limitar o tempo em que a garotada fica diante da tela e a distância em que ela fica dos olhos.

Os movimentos repetitivos de mãos e dedos na hora de usar o aparelho pode resultar em problemas sérios – em alguns deles é preciso até de fisioterapia, no caso de uma tendinite.

No entanto, para a especialista, o que mais preocupa não são os danos físicos, que podem ser tratados, e sim os danos emocionais e psicológicos que podem ser descobertos tardes demais. “Aí entra um cuidado que envolve toda a família e não somente a criança ou adolescente. Eu vejo entrar no meu consultório pais e filhos que não largam o celular durante a consulta. Eles sequer olham nos olhos um do outro”, contou.

A pediatra pontua que a boa conversa, a manutenção de uma conversa olho no olho, na qual prevalece um diálogo de respeito e de valores, vai ajudar na formação do caráter da criança. Torná-la uma pessoa mais sensível ao mundo ao seu redor. “Hoje, os pais, responsáveis, não conversam direito com os filhos. Permitem a participação deles em redes sociais muito cedo e não fiscalizam o que eles fazem no mundo virtual”, alertou. “Tem criança com 10, 12 anos que não têm a figura dos pais em seu convívio. Elas têm apenas amigos virtuais e ali tem um universo que nem sempre é o mundo delas”, disse.

PERIGOS

“Na hora do almoço, quando a família poderia aproveitar que estão todos à mesa e conversar entre eles, isso não acontece. Fica o prato sobre a mesa, a cabeça baixa com os olhos e as mãos no celular. A conversa é toda por lá, com pessoas de fora da casa”, analisa a pediatra. “E nisso a criança pode estar tendo contato com um pedófilo. Pode estar tendo contato com traficantes, sendo assediada. A gente não sabe! Precisa ter uma fiscalização”, atentou.

Ela não critica o fato de crianças, desde cedo, estarem conectadas ao mundo virtual, mas frisa que há limites. “A criança e o adolescente precisam saber que eles têm hora para dormir, comer e estudar. Precisam de uma rotina dentro de casa com tarefas domésticas que vão auxiliar na criação de responsabilidades”.

A presença de crianças e adolescentes em redes sociais precisa ser acompanhada dos responsáveis. Isto porque o ambiente virtual geralmente funciona como uma realidade fantasiosa. “Vai ter criança que vai postar algo diferente para ser aceita num grupo do qual ela não deveria estar”, finalizou a pediatra, ao lembrar que tem crescido o número de pacientes juvenis com um quadro de ansiedade e dependente de medicamentos antidepressivos.

Alerta! Celular pode distanciar os filhos da família
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias