plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Covid-19: Seap promove desinfecção nas 48 casas penais do Pará

Higiene é a principal forma de combate ao contágio do novo coronavírus, por isso o Governo do Estado realizou um mutirão de limpeza e desinfecção das unidades prisionais mantidas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A ação foi

Imagem ilustrativa da notícia Covid-19: Seap promove desinfecção nas 48 casas penais do Pará camera Akira Onuma / Ascom Susipe

Higiene é a principal forma de combate ao contágio do novo coronavírus, por isso o Governo do Estado realizou um mutirão de limpeza e desinfecção das unidades prisionais mantidas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A ação foi levada ao Complexo Penitenciário de Santa Izabel, Complexo Penitenciário de Marituba e demais unidades da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior do Estado.

As 48 unidades prisionais do Pará já fazem rotineiramente a limpeza interna e, a partir de agora, farão também a desinfecção diária. A ação, denominada "Varrendo juntos a covid-19", contou com o trabalho de 1,2 mil custodiados em todo o Pará. Durante o mutirão os detentos usaram equipamento de proteção individual, conforme orientações dos Ministérios da Saúde e da Justiça.

Covid-19: Seap promove desinfecção nas 48 casas penais do Pará
📷 |Akira Onuma / Ascom Susipe

Somente no Complexo Penitenciário de Santa Izabel 300 pessoas privadas de liberdade foram mobilizadas nesse trabalho. A Seap, informou que o grupo responsável pela limpeza é formado por internos capacitados, que utilizam todos os equipamentos de segurança e que já trabalham externamente.

Carros-pipas foram trazidos para lavagem das ruas ao redor do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na vila de Americano, assim como na lavagem das caixas d'água e pinturas de meio fio. A DLPI adquiriu 930 quilos de cal, que foram espalhados no entorno do complexo. Para obter melhores resultados nos procedimentos foram utilizados saneantes registrados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que garante a qualidade do produto e a ausência de risco à saúde.

Covid-19: Seap promove desinfecção nas 48 casas penais do Pará
📷 |Akira Onuma / Ascom Susipe

A ação, assim como diversas medidas que estão sendo tomadas pelo governo, contemplam o Plano de Contingência contra o Coronavírus, desenvolvido pela Seap, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). De acordo com Sandra Costa, diretora de Assistência Biopsicossocial, a ação de hoje reforça todos os cuidados que já vêm sendo tomados no sentido de assegurar que não haja contaminação por coronavírus entre a população carcerária do Estado.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, ressalta que a Seap já havia adotado a limpeza das casas penais no protocolo de segurança do órgão mesmo antes da pandemia do novo coronavírus.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias