plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FERIADO

Operação de segurança "Carnaval Por Todo o Pará" contará com mais de 2.200 agentes

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), apresenta, nesta terça-feira (18), as ações que serão empregadas na Operação integrada “Carnaval por Todo o Pará 2020” que tem como objetivo garantir aos turistas e fo

Imagem ilustrativa da notícia Operação de segurança "Carnaval Por Todo o Pará" contará com mais de 2.200 agentes camera Sancha Luna/RBA TV

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), apresenta, nesta terça-feira (18), as ações que serão empregadas na Operação integrada “Carnaval por Todo o Pará 2020” que tem como objetivo garantir aos turistas e foliões que se deslocam para os municípios e balneários do interior do Estado, uma diversão mais segura e tranquila durante o período do feriado de Carnaval.

Ao todo mais de 2.200 agentes das forças de segurança irão atuar de forma conjunta durante o período da operação que inicia na próxima sexta-feira, 21, de fevereiro e vai até o dia 02 de março. A ação contará com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Grupamento Fluvial (GFlu), Grupamento Aéreo (GRAESP), os dois últimos vinculados a Segup, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Departamento de Trânsito (Detran), além de agentes municipais, como a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal.

Durante a operação serão realizadas ações de segurança ostensivas e preventivas com policiamento reforçado nos principais interiores do Estado. Os esforços concentrados contarão também com o total de 109 viaturas, 20 embarcações e 3 aeronaves da segurança pública atuando nas operações de ronda, fiscalização e atendimento de emergências, nas estradas, praias e balneários.

Trânsito

A ação de entrada e saída da Capital será fiscalizada pelos agentes do Detran, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e os órgão de segurança municipal, sendo a Guarda Municipal e Semob. O Detran estará presente ainda na operação “Lei Seca” e nas ações de conscientização para evitar acidentes e infrações de trânsito.

Polícia Militar

Durante a operação, o efetivo da Polícia Militar estará presente com mais de mil homens, trabalhando com jornadas extraordinárias para reforçar a segurança nos municípios em que já atuam.

Algumas cidades receberão reforço especial, em função do movimento expressivo registrado nesse período do ano: Salinópolis, Castanhal, Vigia, Curuçá, Bragança, Cametá, Abaetetuba, Marabá e Parauapebas, e dos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, em Belém. Todas as ações desenvolvidas por meio do policiamento ostensivo a pé e motorizado, rádio patrulhamento, policiamento rodoviário nas estradas estaduais, policiamento fluvial e preservação do meio ambiente serão intensificadas durante a semana de folia e eventos carnavalescos.

Polícia Civil

A instituição também estará com efetivos reforçados nas delegacias e seccionais, das principais localidades. Por meio da operação integrada Anjo da Guarda ela atuará na fiscalização de casas de shows e bares para evitar a presença de crianças e adolescentes em situação de risco. Também atuará na regularização desses estabelecimentos comerciais e na repressão à poluição sonora.

Praia Segura

O efetivo do Corpo de Bombeiros para a operação contará com 466 militares, atuando nos principais balneários e praias paraenses. Estará disponível ainda no aplicativo Praia Segura, que reúne um conjunto de ferramentas para que banhistas tenham informações sobre tábuas de marés, clima e dicas de segurança e também com o “Cadê minha criança?” na distribuição de pulseirinhas para a identificação das crianças, nos locais de maior aglomeração de pessoas, com o objetivo de evitar que se percam dos seus responsáveis.

Balizamento

Em Salinópolis a atenção será redobrada neste carnaval. Na praia do Atalaia, ocorrerão ações preventivas para coibir acidentes. A Segup, por meio do Detran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros fará o balizamento com faixas de fluxo de veículos, criando fluxos em sentidos contrários, devidamente balizados por bandeirolas coloridas, a fim de disciplinar e resguardar a mobilidade das pessoas. Será realizado também o balizamento para evitar que veículos sejam engolidos pela maré ou outros tipos de acidentes. A zona de exclusão fica após o Atalho da Sofia, que será interditado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias