plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ÁGIL E HABILIDOSA

Irmã mais velha manteve irmãos vivos após queda de avião

Após a queda do avião que matou três pessoas, Lesly Mucutuy, de apenas 13 anos, foi a principal responsável por manter os irmãos vivos

Imagem ilustrativa da notícia Irmã mais velha manteve irmãos vivos após queda de avião camera Crianças foram resgatadas e não correm risco de vida | Divulgação

As quatro crianças que estavam desaparecidas há 40 dias após a queda de um avião na Amazônia Colombiana foram encontradas e resgatadas na última sexta-feira (11). Os sobreviventes apresentavam desnutrição e várias marcas de picadas de insetos.

A resiliência e resistência das crianças surpreendeu as autoridades. Isso porque em uma mata fechada com animais selvagens, árvores de até 60 metros de altura e umidade de mais de 80% era impensável que os quatro fossem sobreviver sozinhos.

Mas, a esperteza, sabedoria e habilidade da irmã mais velha fez a diferença. Lesly Mucutuy, tem 13 anos, ela é apontada pelos próprios familiares como a responsável por ajudar a manter os irmãos, Soleiny Mucutuy, 9, Tien Mucutuy 4 e Cristin Mucutuy de apenas um ano, vivos.

Mãe de crianças resgatadas na Colômbia ficou 4 dias viva

A avó das crianças, Fátima Valencia, afirmou que a adolescente tem “uma natureza guerreira”. Antes do resgate, Fidencio Valencia, avô, já havia dito que Lesly era muito inteligente e poderia guiar os irmãos pelo melhor caminho na mata.

Segundo familiares, Lesly é muito habilidosa, ágil e foi muito bem treinada para andar na selva, já que a família vive em Araracuaram um povoado colombiano próximo à floresta fechada. De acordo com eles, a adolescente conseguia andar tranquilamente pela área.

Crianças moveram o corpo da mãe para retirar bebê de avião

Além disso, Lesly cuidava dos irmãos em casa quando a mãe, que morreu no acidente, precisava sair. Atualmente, a menina está no 5° ano do Ensino Fundamental em uma aldeia indígena, próximo a sua casa.

A tia Damarys Mucutuy disse ao jornal “El Mundo”, da Espanha, que quando a adolescente tinha tempo livre para brincar gostava de ir para a floresta e jogar o “jogo da sobrevivência" com as amigas.

Com isso, a irmã mais velha conseguiu cuidar dos outros, escolher os melhores caminhos e pegar alimentos, como frutas.

A jornada das crianças chamou a atenção da equipe de resgate. Eles andaram mais de 2.600 quilômetros na mata fechada e conseguiram localizar os quatro por meio de pistas, como frutas mordidas e outros objetos que eram deixados para trás.

Relembre o caso

Um avião de pequeno porte caiu, a pouco mais de 40 dias na Amazônia colombiana, no sul do país. No acidente, morreram Magdalena Mucutuy, mãe das crianças, o piloto e um líder indígena. As quatro crianças foram os únicos sobreviventes da tragédia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias