plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
CARTA

Ex-seminarista relata abuso sexual e é ignorado pelo Papa

Os crimes teriam acontecido entre os anos de 2008 a 2013. O papa nunca teria respondido a carta.

Imagem ilustrativa da notícia Ex-seminarista relata abuso sexual e é ignorado pelo Papa camera O para Francisco teria recebido a carta denunciando o crime. | Reprodução

Uma suposta vítima de abuso sexual enviou uma carta ao papa Francisco, em outubro de 2020, para relatar o crime cometido por membro do clero. De acordo com informações publicadas no UOL, a vítima, que hoje já é um adulto, com 27 anos, relatou que sofreu violência sexual durante vários anos, quando ainda era menor de idade. Ele afirma que o autor do crime é um atual padre da província de Ena, na região da Sicília, Itália, que na época era seminarista.

Os crimes teriam acontecido entre os anos de 2008 a 2013. O papa nunca teria respondido a carta.

O portal UOL detalha, ainda, que a vítima procurou o papa para que ele soubesse que, mesmo o bispo da diocese siciliana, Dom Rosario Gisana, tendo conhecimento da situação, preferiu apenas transferir o sacerdote acusado para Ferrara, no norte do país. A justificativa foi que ele iria terminar seus estudos teológicos para se formar padre.

A vítima também contou que comunicou a situação aos pais. A imprensa italiana detalhou que o suposto autor dos crimes é padre Don Giuseppe Rugolo.

Os pais da vítima afirmam que receberam a oferta de 5 mil euros (o equivalente a cerca de 169.000 reais) em troca de sigilo. A diocese nega a informação.

O Ministério Público de Ena está realizando interrogatórios e investigações sobre o caso. Os bispos de Ena e o de Ferrara também estão sendo denunciados por crime de omissão.

Pelo fato do padre ser seminarista na época do caso, há indícios de que o tribunal eclesiástico teria indeferido o caso por falta de competência técnica jurídica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias