plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VY CANIS MAJORIS

Fenômeno raro: estrela hipergigante está em seu estágio final e pode explodir

Pesquisadores utilizaram o Telescópio Espacial Hubble e constataram que o astro se aproxima do seu estágio final de “vida”

Imagem ilustrativa da notícia Fenômeno raro: estrela hipergigante está em seu estágio final e pode explodir camera A VY Canis Majoris é tão brilhante quanto 300 mil sóis. | Reprodução/NASA/ESA/R. Humphreys/J. Olmsted

A estrela VY Canis Majoris pode estar com seus dias contados, ao menos é o que pesquisadores atestam depois das primeiras observações feitas com o uso do Telescópio Espacial Hubble, que mostra a hipergigante vermelha cercada por enormes nuvens de poeira, o que denuncia seus estágios finais “de vida”.

A VY Canis Majoris é tão brilhante quanto 300 mil sóis e estava visível na constelação Cão Maior, podendo ser observada a olho nu há cerca de 200 anos, mas nos últimos tempos simplesmente desapareceu.

Fenômeno raro: estrela hipergigante está em seu estágio final e pode explodir
📷 |Reprodução/NASA/ESA/R. Humphreys/J. Olmsted

Os cientistas acreditam que o imenso astro esteja se preparando para dar início a um fenômeno raro: a explosão de uma supernova. A última vez que um ser humano pôde observar um foi em 1987.

Nos últimos tempos, a Betelgeuse (a segunda mais brilhante na constelação de Orion) indicava ser a próxima do ciclo, prestes a explodir, mas seu brilho acabou voltando ao normal, “decepcionando” os estudiosos, que agora concentram as atenções VY Canis Majoris.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias