plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
TECNOLOGIA

Nasa se prepara para testar avião 100% elétrico

A previsão é que com o ritmo dos avanços nos testes, o X-57 possa cortar os céus muito em breve

Imagem ilustrativa da notícia Nasa se prepara para testar avião 100% elétrico camera Construção do X-57 pode encorajar a indústria para os aviões elétricos | Reprodução/NASA

A National Aeronautics and Space Administration (Nasa) anunciou que está se prepara para iniciar mais testes com o X-57 Maxwell, primeiro avião totalmente elétrico da agência espacial. Embora sejam apenas estudos preliminares, estes ensaios marcam uma fase importante no desenvolvimento da aeronave movida a eletricidade.

Por enquanto, a agência americana realiza testes com os motores e outros componentes elétricos do protótipo, mas ainda sem colocá-lo no ar. A previsão é que com o ritmo dos avanços nos experimentos, o X-57 possa cortar os céus muito em breve.

De acordo com a Nasa, o sistema de controle de bateria, utilizado para ligar a aeronave ainda não está pronto. Por isso, junto com a fase de aterramento, esta deve ser a próxima etapa dos testes. Ambas são cruciais para que o X-57 saia da fase de protótipo.

Neste momento, o avião será conectado a uma fonte de alimentação externa de alta tensão, porém, os engenheiros trabalham em uma fonte de energia própria para garantir um motor que seja bem sucedido em fazer o avião decolar.

Construção do X-57 pode encorajar a indústria para os aviões elétricos
📷 Construção do X-57 pode encorajar a indústria para os aviões elétricos |Reprodução/NASA

Como os aviões estão entre os principais emissores de carbono na atmosfera, a existência de um modelo de aeronave neutra em carbono pode ser um sinal encorajador para a indústria de aviões.

“Nós viramos a esquina do projeto do sistema e testes de laboratório, para entregá-lo aos sistemas de voo da Nasa e engenheiros de operações para realmente operar o veículo”, declarou Sean Clarcke, coordenador principal do projeto X-57 em comunicado da agência.

Ainda não existe uma data prevista para o primeiro voo do X-57 Maxwell, porém, os engenheiros envolvidos trabalham em um ambiente de testes que seja o mais próximo possível do que será encontrado na cabine de comando do avião.

“O que eles estão aprendendo neste teste, eles levarão com eles para a sala de controle do primeiro voo”, completou Clarke.

VEJA O VÍDEO!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias