plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
HOMENAGEM

Jovem que filmou George Floyd sendo morto será premiada por coragem

A homenagem será feita no início de dezembro em uma cerimônia virtual

Imagem ilustrativa da notícia Jovem que filmou George Floyd sendo morto será premiada por coragem camera Reprodução

A americana Darnella Frazier, de 17 anos, que filmou George Floyd sendo sufocado até a morte por um policial, vai receber um prêmio pela coragem de ter registrado a cena.

"Com nada além de um celular e muita coragem, Darnella mudou o curso da história deste país. [Seu vídeo] acendeu as chamas de um corajoso movimento que pede pelo fim do racismo sistêmico e da violência praticada pela polícia", afirma Suzanne Nossel, presidente da Pen America, associação de defesa da liberdade de expressão que vai homenagear a jovem.

A homenagem a Darnella será feita no início de dezembro em uma cerimônia virtual que vai substituir o tradicional baile de gala que a instituição oferece para entregar o prêmio "PEN/Benenson Courage Award" (prêmio de coragem da Pen/Benenson).

O assassinato de George Floyd gerou revolta nos EUA e impulsionou o movimento Black Lives Matter (Vidas negras importam, em inglês), que luta pelo fim do racismo e da violência policial contra negros no país.

Inicialmente, nenhum policial havia sido responsabilizado pela morte de Floyd. Mas quando o vídeo gravado por Darnella, que mostrava o policial sufocando Floyd, se tornou público, manifestações do Black Lives Matter se espalharam pelos EUA e pelo mundo e a polícia demitiu os oficiais envolvidos no caso. Hoje eles respondem criminalmente pela morte de Floyd.

Darnella vai dividir o prêmio por coragem da Pen America com Marie Yovanovitch, ex-embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia e figura central no impeachment sofrido pelo presidente Donald Trump na Câmara dos Representantes (Trump não foi deposto pois seu impedimento não foi aprovado no Senado).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias