plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
DERRUBADO POR PANDEMIA

Ex-presidente do Uruguai, José Mujica deixa Senado

Mujica ganhou fama internacional enquanto presidente, entre 2010 e 2015, por dispensar vantagens do cargo, doar quase todo o salário e seguir com uma vida simples.

Imagem ilustrativa da notícia Ex-presidente do Uruguai, José Mujica deixa Senado camera Mujica chegou a ser apelidado de "o presidente mais pobre do mundo". | Gibran Mendes/Fotos Públicas

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, 85, renunciou nesta terça-feira (20) a sua cadeira no Senado, em um gesto que marca sua aposentadoria de cargos públicos, mas não da política. A pandemia de coronavírus precipitou a decisão do ex-presidente uruguaio, que governou o país de 2010 a 2015. Ele disse sofrer de uma doença autoimune e crônica, mas não revelou qual.

Criança de 4 anos mata acidentalmente o irmão bebê com um tiro e pais são responsabilizados

Mulher que abriu barriga de grávida para roubar bebê será executada

"Esta situação me obriga, com muito pesar, por minha profunda vocação política, a solicitar minha renúncia à cadeira que os cidadãos me concederam", escreveu Mujica, em uma carta lida em sessão extraordinária do Senado. "Isto não significa o abandono da política, mas sim o abandono da primeira fila, por entender que um dirigente é aquele que dá vantagem às pessoas que o superam. Vou agradecido, com muitas recordações e profunda nostalgia. A pandemia me derrubou."

Sofrendo de uma doença autoimune e crônica, ele deixa o cargo para resguardar a própria saúde.
📷 Sofrendo de uma doença autoimune e crônica, ele deixa o cargo para resguardar a própria saúde. |Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

LEIA TAMBÉM: Brasil é único país da América Latina a distribuir pílula que previne HIV

Mujica ganhou fama internacional enquanto presidente, entre 2010 e 2015, por dispensar vantagens do cargo, doar quase todo o salário e seguir com uma vida simples, morando em uma chácara nos arredores de Montevidéu, onde plantava flores. Em várias entrevistas, defendeu a valorização do ser humano e criticou o consumismo. Chegou a ser apelidado de "o presidente mais pobre do mundo".

Durante seu governo, foram aprovadas leis que permitiram o casamento gay, o aborto e a regulação da produção e consumo da maconha, em uma decisão considerada radical: o Estado passou a regular a venda do produto a consumidores cadastrados, como forma de combater o narcotráfico.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias