plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
FAMÍLIA PROTESTA

Homem morre 6 meses após ter covid-19 e nunca se recuperar dos sintomas

Família considera que a "alta" do hospital foi uma "expulsão"

Imagem ilustrativa da notícia Homem morre 6 meses após ter covid-19 e nunca se recuperar dos sintomas camera Roehl Ribaya nunca mais foi o mesmo depois da doença, contou a família | Reprodução

Um homem que foi o último paciente com covid-19 a receber alta de um hospital, em julho, depois de passar 60 dias na UTI, morreu após “nunca se recuperar” dos sintomas da doença, diz a família do paciente.

Roehl Ribaya, 47, deu entrada pela primeira vez no Blackpool Victoria Hospital, na Inglaterra, no dia 29 de maio, infectado com o novo coronavírus. Ele passou 48 dias intubado lutando contra a doença. As informações são do jornal britânico Metro.

Agora, a família revela que ele nunca se recuperou do vírus e que, na verdade, ele foi “expulso” do hospital. Ribaya sofreu uma parada cardíaca no dia 13 de outubro, entrou em coma e morreu dois dias depois.

A esposa, Stella Ricio-Ribaya, que é enfermeira, disse: “Ele nunca mais foi o mesmo. Ele estava tão sem fôlego o tempo todo”, lamentou. “Siga o conselho do governo para que possamos deter este vírus. Ele foi levado muito cedo. Não queremos mais morrer”, alertou.

Um amigo próximo da família, Mark Delabajan, disse que a causa da morte de Ribaya foi uma parada cardíaca, com fibrose pulmonar pós-covid listada como causa secundária. “Foi muito ambiciosa [a alta]. Sua respiração nunca mais era a mesma e ele não conseguia subir as escadas. Ele foi levado de volta ao hospital várias vezes”, contou o amigo.

Ele descreveu o amigo como uma pessoa com “alma de festa” e que sempre estava brincando.

Os médicos contaram como foi a primeira vez em que Ribaya recebeu alta do hospital. Ele era o último paciente com covid-19 na enfermaria. “Lembro-me dos primeiros casos. As enfermeiras tinham lágrimas nos olhos porque não sabiam nada sobre esta nova doença - era terrível para elas”, contou o Dr. Jason Cupitt, que estava na ocasião.

“O pessoal estava assustado. Eu comparo isso a enviar jovens soldados para a batalha, para o desconhecido, para lutar contra um inimigo que eles não podiam ver. Eu me senti muito responsável. Mas embora você pudesse ver o medo, você podia sentir a determinação da equipe”, disse o médico.

Na terça-feira, Kevin McGee, chefe-executivo do Blackpool Teaching Hospitals NHS Foundation Trust, disse que sua equipe ficou arrasada com a morte de Ribaya. “Ficamos extremamente tristes ao ouvir sobre a morte de Roehl e nossos pensamentos e orações estão com sua família neste momento triste”, disse McGee.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias