plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DESMATAMENTO

Vaga-lume entra para a lista de insetos em extinção; diz Universidade 

Uma estudo realizado pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos, concluiu que os vaga-lumes, em todo mundo, estão ameaçados de extinção devido à perda de seus habitats naturais, uso de pesticidas e luz artificial. De acordo com a pesquisa, com mais de 2

Imagem ilustrativa da notícia Vaga-lume entra para a lista de insetos em extinção; diz Universidade  camera A falta de condições para completar o seu ciclo da vida pode eliminar algumas espécies de vaga-lumes. | (Reprodução)

Uma estudo realizado pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos, concluiu que os vaga-lumes, em todo mundo, estão ameaçados de extinção devido à perda de seus habitats naturais, uso de pesticidas e luz artificial. De acordo com a pesquisa, com mais de 2 mil espécies, a falta de condições ideais para completar o seu ciclo da vida pode eliminar alguns insetos do planeta.

Segundo a professora da universidade e líder do estudo, Sara Lewis, um vaga-lume da Malásia, por exemplo, precisa de manguezais e das plantas para procriar. Mas quase em todo o país, os mangues foram convertidos em plantações e fazendas de aquicultura.

Além disso, os especialistas descobriram que o uso de luz artificial à noite é a segunda maior ameaça para os vaga-lumes. Esse tipo de iluminação pode ocorrer de maneira direta, com luzes de rua e outdoors, e uma iluminação mais difusa que se espalha no céu.

Essa “poluição luminosa” atrapalha os rituais de acasalamento da espécie. Segundo estimativas mais de 23% da superfície terrestre do planeta agora experimenta algum grau de brilho artificial durante a noite.

Para os pesquisadores, ainda é necessário um estudos de monitoramento, com dados de longo prazo, para entender o nível do declínio das populações de vaga-lumes. Mas as ameaças detectadas já estão interferindo na procriação da espécie.

CONHEÇA MAIS SOBRE A ESPÉCIE!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias