plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE PÚBLICA

Queijo produzido em meio a fezes e moscas é apreendido no Pará

Pontos clandestinos de produção e estocagem de laticínios - conhecidos com “queijeiras” ou “boquetas” -  foram alvos de uma operação da Polícia Civil do Pará, na cidade de Marabá, sudeste paraense, neste sábado (25). O objetivo da ação é reprimir crimes c

Imagem ilustrativa da notícia Queijo produzido em meio a fezes e moscas é apreendido no Pará camera A operação foi denominada de Salutar. | Michel Garcia

Pontos clandestinos de produção e estocagem de laticínios - conhecidos com “queijeiras” ou “boquetas” - foram alvos de uma operação da Polícia Civil do Pará, na cidade de Marabá, sudeste paraense, neste sábado (25). O objetivo da ação é reprimir crimes contra a saúde pública, contra as relações de consumo, contra a ordem tributária e contra associações criminosas.

Foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão em três laticínios clandestinos na zona rural de Marabá, nas proximidades das vilas Maravilha, Cupu e Bandeirante. Participaram da ação, auditores fiscais federais do Ministério da Agricultura, lotados no Serviço de Inspeção Federal, responsável por exercer as atribuições de vigilância sanitária federal.

Queijo produzido em meio a fezes e moscas é apreendido no Pará
📷 |Polícia Civil

Nos locais inspecionados, os policiais civis e auditores federais do Ministério da Agricultura se depararam com cenários deploráveis em que peças de queijo eram produzidas e estocadas sem as mínimas condições de higiene.

Muitos ambientes estavam fétidos, imundos, úmidos, sem refrigeração, além de haver, em alguns desses pontos, muitas moscas, livre circulação de porcos e galinhas e até mesmo animais mortos e vestígios de fezes de gado.

Queijo produzido em meio a fezes e moscas é apreendido no Pará
📷 |Polícia Civil

Apurou-se que, após a produção do queijo, o material é comercializado em grande escala de forma clandestina e transportado, sobretudo para outros Estados da federação, de forma velada, burlando a fiscalização policial, fiscal e sanitária.

No ano passado, uma carga de 8 toneladas de queijo destes mesmos investigados foi apreendida pela Polícia Civil de Marabá sendo transportada em um caminhão boiadeiro de transporte de gado em meio a fezes de bovinos, levando à prisão em flagrante dos responsáveis e à inutilização dos produtos.

Queijo produzido em meio a fezes e moscas é apreendido no Pará
📷 |Polícia Civil

Como resultado da operação, aproximadamente 17 toneladas de queijo impróprio para o consumo foram apreendidas, sendo a carga total condenada e encaminhada para destruição pelos fiscais sanitários.

Há fortes indicativos de que grande parte da produção é comercializada para outros estados da federação e “esquentada” de forma fraudulenta por meio de emissão de notas fiscais frias e colocação inadequada de selos de autorização sanitária com escopo de enganar a fiscalização e o consumidor final.

(DOL com informações de Michel Garcias/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias