Com o início do verão amazônico chegando, muita gente quer desfilar só de biquíni ou sunga para mostrar aquele corpinho escultural, que por vezes a malhação teve que ser bem trabalhada para tê-lo. Mas não pense que após ter esse corpo se deve relaxar com as atividades físicas ou alimentação. Pensando nisso, o DOL separou alguma dicas de saladas fresquinhas e fáceis de fazer para você aproveitar o verão sem tacar o pé na jaca.

1. Salada Caesar

Divulgação/Freepik

Ingredientes:

1 alface americana lavada, higienizada e picada grosseiramente

1 peito de frango sem osso, temperado, grelhado e picado em tiras (opcional)

1 xícara de parmesão ralado grosseiramente

2 xícaras de croutons bem crocantes (feitos com pão de forma sem casca)

Molho:

1/2 xícara de óleo (milho, canola ou girassol)

1/2 xícara de azeite de boa qualidade

1 gema

2 dentes de alho amassados

5 filés de anchovas

2 colheres de sopa de maionese caseira

1 colher de sopa mostarda

1 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo:

Molho:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata bem pouco, somente para unir os ingredientes, se bater demais irá virar uma maionese.

Arrume a alface em uma saladeira funda, coloque o frango em tiras (opcional) e regue com o molho, polvilhe o parmesão.

Cubra com os croutons somente na hora de servir para não amolecer.

Dica: Acompanhado de um bom bife à milanesa não há quem resista. É uma refeição completa!

Obs: O molho é feito com a gema crua, mas para os mais impressionados poderá ser utilizada a gema do ovo cozido e frio.

2. Salada Simples

Divulgação/Freepik

Ingredientes:

1 alface americana

2 cenouras raladas

1 beterraba ralada

1 tomate sem pele e sem semente

1 cebola cortada em rodelas ou picada

Molho:

1 colher (chá) de sal

1 pitada de açúcar

1 colher (sopa) de azeite extra virgem de oliva

2 a 3 colheres de vinagre

Junte o açúcar, sal, azeite e vinagre em uma xícara.

Misture bem com uma colher e despeje sobre a salada. E está pronto!

Modo de preparo:

Lave bem todos os ingredientes.

Rasgue as folhas do alface para que fiquem menores. Rale as cenouras e a beterraba. O tomate, após estar sem pele e semente, deve ser picado. A cebola pode ser cortada em pedacinhos ou em rodelas, como preferir. Junte tudo.

Dica: O tomate pode ser substituído por tomate cereja; este cortado apenas ao meio.

3. Tabule Tropical

Divulgação/Freepik

Ingredientes:

1 xícara de trigo para quibe

2 tomates picados

1 pepino grande picado em cubos

Cebolinha verde e salsinha a gosto

Hortelã fresca a gosto

1 colher de sopa de azeite de oliva

Suco de 1 limão

1 manga cortada em cubos

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

1 pé de alface

Modo de preparo:

Deixe o trigo de molho por 1 hora. Depois escorra toda água e coloque em uma tigela. Junte os tomates, o pepino, a cebolinha, a salsinha, a manga, a hortelã. Tempere com azeite, sal, limão e pimenta. Misture bem e sirva sobre alface. Uma refeição leve e saudável.

4. Salada de berinjela ao forno

Divulgação

Ingredientes:3 berinjelas1 pimentão verde1 pimentão vermelho1 pimentão amarelo1 cebola grande1/2 xícara (chá) de azeite1/4 xícara (chá) de vinagre3 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas2 dentes (grandes) de alho picadinho1 folha de louro2 colheres (sopa) de orégano2 colheres (sopa) de salsa picadinhaSal a gostoModo de preparo:Retire um pouco da casca da berinjela, corte em fatias finas no sentido do comprimento e depois corte em tirinhas.Coloque as berinjelas cortadas de molho em água com sal durante meia hora, depois passe na água para retirar o sal e dê uma espremida.Corte a cebola e o pimentão em tirinhas, coloque em uma assadeira, junte a berinjela, o alho, o louro, a salsa, orégano, azeitona e o sal.Regue com metade do vinagre e leve ao forno médio preaquecido por 45 minutos.Retire do forno e regue com o azeite e o restante do vinagre.Deixe esfriar e sirva.AlfaceTomates cereja partidos em duas partesQueijo cortado em cubosUvas passaManga cortada em cubosAzeitonas fatiadasAzeiteModo de preparo:Coloque o alface numa travessa e misture todos os outro ingredientes por cima. Adicione azeite a gosto e sirva.Alimentação dos pequenos também é importante!

Além da saúde dos adultos é importante também pensar na das crianças. Mesmo sendo um pouco mais difícil introduzir saladas na alimentação dos pequenos, há sempre um jeito de fazê-las consumirem esses alimentos. Claro, sem obriga-los ou força-los a comer, dessa forma eles não se sentirão confortáveis e também não irão degustar o real sabor desses alimentos. O DOL separou três dicas bem coloridas para os pequenos. Confira!1. Salada de legumesIngredientes:½ xícara de chá de azeite½ xícara de chá de salsa picada1 dente de alho amassado2 colheres de sopa de suco de limão2 colheres de chá de manjericão desidratado3 beterrabas cozidas e picada3 batatas grandes cozidas e picada750g de cenoura cozida e picadaFolhas de alfaceSal e pimenta a gostoModo de Preparo:Misture todos os temperos em uma vasilha. Em um refratário ou pote, misture todos os legumes. Acrescente a mistura do tempero e mexa bem. Cubra o refratário e leve à geladeira por cerca de 12 horas para acentuar todos os sabores. Para servir essa opção de saladas coloridas, disponha as folhas de alface em uma travessa e coloque montinhos dos legumes no centro de cada uma.2. Angry Birds Nutritivos

Divulgação/André Fortes

Ingredientes:2 fatias de pão de forma2 fatias de peito de peru1/2 pepino japonês em rodelas e em palitos2 azeitonas pretas1 rodela de cenouraFolhas de alfaceSal a gostoModo de preparoCom a ajuda de um molde em forma de círculo, corte as fatias de pão e as fatias de peito de peru. Corte um pedaço do peito de peru no formato de 90º. Disponha o peito de peru em cima do pão e em seguida as rodelas de pepino, como olhos. Use pequenas tiras da casca do pepino como sobrancelha e rabinhos. Corte as azeitonas em fatias e disponha como o centro dos olhos. Corte a rodela de cenoura em forma de triângulo e coloque logo abaixo dos olhos, no centro. Finalize com os palitos de pepino e as folhas de alface. Sal a gosto e está pronto para servir.3. Salada de Frutas com suco de laranja

Divulgação/Freepik

Ingredientes: 6 unidades de banana prata 4 unidades de maçã 1 unidade de mamão grande500 ml de suco de laranja lima ou bahia espremida na horaModo de preparo:Corte todas as frutas em cubos pequenos. Em uma saladeira, coloque as frutas e o suco de laranja.Misture bem, leve para geladeira para gelar por uma hora e sirva.Atenção, para uma alimentação mais rica em nutrientes é sempre importante consultar um especialista.

Conteúdo Patrocinado

MAIS ACESSADAS