plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Pele, estômago e respiração; veja as utilidades da Copaíba

O óleo é usado por várias pessoas que o utilizam para tratar inflamações, problemas de pele, feridas e machucados abertos.

Imagem ilustrativa da notícia Pele, estômago e respiração; veja as utilidades da Copaíba camera A copaíba é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas | Divulgação

Se você é adepto do uso medicinal de plantas e ervas e carrega esse tipo de conhecimento popular adquirido através de pessoas mais velhas, ou das novas descobertas do setor farmacêutico, certamente conhece a copaíba. Mas será que de fato sabe para que serve e as utilidades terapêuticas dela?

A copaíba é uma planta medicinal, conhecida também como copaína-verdadeira, copaiva ou bálsamo-de-copaíba. Por possuir propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas, várias pessoas usam para tratar inflamações, problemas de pele, feridas e machucados abertos.

Produtos derivados dessa planta podem ser encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais sob forma de cremes, loções, shampoos, pomadas e sabonetes. Porém, a copaíba é mais utilizada em forma de óleo.

Com propriedades anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica, antimicrobiana, diurética, laxante e hipotensora, a copaíba pode ser utilizada para diversas situações, as principais são:

Problemas de pele, como erupções cutânea, dermatite, pano branco e eczema, por exemplo;

Úlceras no estômago;

Caspa;

Problemas respiratórios, como tosse, excesso de secreção e bronquite;

Gripes e resfriados;

Infecções urinárias;

Doenças inflamatórias articulares, como artrite;

Prisão de ventre;

Micoses.

VEJA TAMBÉM!

Sofre com ansiedade? Veja quais alimentos podem combater

Cabelo, menstruação e mais: sequelas pós-covid em mulheres

A copaíba pode ser usada também no combate de infecções transmitidas por via sexual, como por exemplo a sífilis e a gonorréia.

Saiba como usar o óleo de copaíba

O óleo pode ser encontrado em farmácias ou em lojas de produtos naturais. Serve para tratar problemas de pele, uma pequena quantidade de óleo de copaíba deve ser aplicada sobre a região a ser tratada e massageada suavemente até que haja a absorção completa do óleo. É recomendado que esse procedimento seja feito pelo menos 3 vezes ao dia para garantir os melhores resultados.

Outra opção de utilização do óleo de copaíba para problemas de pele e articulares é por meio do aquecimento de uma pequena quantidade de óleo, que, quando morno, deve ser passado sobre a área a ser tratada até 2 vezes por dia.

No caso de doenças respiratórias ou urinárias, é recomendado o consumo de cápsulas de copaíba, sendo a dose diária máxima recomendada de 250 gramas por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

É importante que a copaíba seja utilizada conforme orientação do fitoterapeuta ou do médico, pois possui alguns efeitos colaterais quando utilizada da forma correta, como por exemplo diarreia, vômito e erupções na pele. Além disso, o uso dessa planta medicinal é contraindicado em caso de gravidez ou lactação e em caso de problemas gástricos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias