plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MOEDA DE TROCA

"Hoje ele merece, vou transar' ou "Você não está merecendo": por que as mulheres agem assim?

Especialista explica porque os homens, em geral, têm grande facilidade em encarar o sexo apenas como forma de prazer, diferente das mulheres.

Imagem ilustrativa da notícia "Hoje ele merece, vou transar' ou "Você não está merecendo": por que as mulheres agem assim? camera Especialista explica porque os homens, em geral, têm grande facilidade em encarar o sexo apenas como forma de prazer, diferente das mulheres. | Reprodução

Você já deve ter pensado ou até mesmo falado para as amigas que "iria transar, pois o parceiro estava merecendo" ou então que "hoje não tem, você não está merecendo", né? O hábito de tratar o sexo como uma moeda de troca, relacionada a atitudes do outro, muitas vezes está incrustrado no inconsciente. As informações são do UOL.

Mas, você sabe por que age assim? A socióloga e psicanalista Renata Passini explica que, enquanto os homens, em geral, têm grande facilidade em encarar o sexo apenas como forma de prazer, as mulheres, por vezes, podem sentir dificuldade em encarar da mesma maneira.

Segundo a especialista, há "uma educação onde o prazer feminino é visto, desde muito cedo, como sendo sujo, feio e proibido" Passini ressalta ainda, que "desassociar isso na vida adulta é muito difícil e ainda temos a entrada de outro quesito, a obrigação, que muitas vezes se sobrepõe ao prazer”.

A psicanalista reforça que desde cedo as mulheres aprendem a supervalorizar a virgindade feminina, que só deve ser concedida a alguém muito especial e em um momento certo. Para ele, "isto não é propriamente ruim, mas se torna algo nocivo à mulher quando ela passa a relacionar o sexo com o merecimento do outro, deixando o seu próprio prazer e desejo de lado".

Passini destaca que o mesmo "vale quando o sexo é usado como forma de punição, quando o objetivo da relação sexual, que é o prazer, acaba dando lugar a uma objetificação do ato sexual e da vagina".

Dá pra mudar essa relação?

De acordo com Passini, passar a encarar o próprio corpo como forma de prazer, e o sexo como um ato voltado para isso, é um longo processo que requer não só uma mudança de pensamentos, mas também passar a conhecer o seu próprio corpo, se tocar e perceber o que sente.

Uma outra preocupação, segundo a especialista, é o que pode surgir nesse processo, "afinal, se a mulher deve passar a tratar o sexo como prazer e não mais relacioná-lo a datas especiais ou atitudes do parceiro, pode surgir a dúvida sobre como aumentar o desejo pelas relações íntimas".

Para isso, a socióloga e psicanalista aconselha que antes de tudo, "é preciso entender que libido e desejo, apesar de andarem juntos, são coisas diferentes. A libido vem da energia, ela é quem direciona as funções vitais, seja da outra pessoa ou do próprio corpo. Já o desejo surge independentemente da intenção, ele vem do inconsciente e está relacionado à realização".

Outra dica valiosa da especialista é estar em ambientes que te dão prazer e ajudam a estimular desejos, como preparar o quarto com luzes, velas ou uma música que te estimula a curtir o momento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias