plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PROCISSÕES

Festa do Círio chega na reta final com três últimas romarias

A programação da festividade do 227º Círio de Nazaré, em Belém, está na reta final. Neste sábado (26) ocorre a Romaria dos Corredores, no domingo (27) é a vez da Procissão da Festa e, na próxima segunda-feira (28), o Recírio. São as três últimas romarias

Imagem ilustrativa da notícia Festa do Círio chega na reta final com três últimas romarias camera O Recírio, na manhã de segunda-feira, encerra a festividade, com a saída da procissão da Basílica Santuário até o colégio Gentil. | Fernando Araújo/Arquivo

A programação da festividade do 227º Círio de Nazaré, em Belém, está na reta final. Neste sábado (26) ocorre a Romaria dos Corredores, no domingo (27) é a vez da Procissão da Festa e, na próxima segunda-feira (28), o Recírio. São as três últimas romarias nazarenas.

A Romaria dos Corredores é a caçula das 12 procissões que compõem a festividade e foi realizada pela primeira vez em 2014. Surgiu a partir do pedido de um grupo de corredores de rua, sendo aprovada pela Diretoria da Festa e pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. No calendário do Círio é o 10º evento.

O início da homenagem dos corredores com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré está previsto para as 5h30, com saída da Praça Santuário e término no mesmo local, às 7h30. O percurso será de cerca de 7 km e a estimativa de participação é de cerca de 5 mil pessoas.

Procissão da Festa

A Procissão da Festa é o penúltimo evento e a 11ª romaria do calendário do Círio. É uma das mais antigas, seu início remonta ao ano de 1881, portanto está comemorando este ano 138 anos de existência.

O tempo estimado de duração é de duas horas, segundo o Dieese/PA e Diretoria da Festa. A saída, no domingo, está prevista para às 8h da Comunidade São Brás (Av. Governador José Malcher próximo à Vila Farah) e término na Praça Santuário, às 10h. O percurso será de cerca de 1,9 km, o segundo menor das 12 romarias. Dez mil fiéis são esperados.

Recírio

O Recírio é o último evento do calendário do Círio. O andor com a imagem da Virgem de Nazaré deverá percorrer os 700 metros de procissão em aproximadamente uma hora, segundo o Dieese/PA e Diretoria da Festa. A saída será da Praça Santuário, às 7h, logo após a missa, que deverá ocorrer às 6h, com término no Colégio Gentil Bittencourt, às 8h. A estimativa de participação é de cerca de 50 mil pessoas.

A primeira Procissão do Recírio remonta à metade do Século 19, mais precisamente ao ano de 1859, portanto está completando este ano 160 anos.

Encerramento

Além das três últimas romarias, a Diretoria da Festa de Nazaré e o Dieese/PA estimam que cerca de 50 mil pessoas participem da festa de encerramento do Círio de Nazaré, no domingo à noite, na Praça Santuário.


patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias