plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PEDIDO

Hospital no MS monta piscina para batizar paciente terminal

O batismo do paciente, um homem de 79 anos que sofre de problemas cardíacos, foi feito na Santa Casa de Campo Grande

Imagem ilustrativa da notícia Hospital no MS monta piscina para batizar paciente terminal camera Iniciativa foi do médico assistente do paciente | Divulgação/Santa Casa de Campo Grande

Uma situação diferente aconteceu na Santa Casa de Campo Grande (MS) na última quinta-feira (4). Um paciente em cuidados paliativos, de 79 anos, teve seu pedido de ser batizado atendido dentro do hospital, em uma cerimônia que reuniu médicos, familiares e membros da igreja.

Uma piscina precisou ser colocada no local para realização da cerimônia, cuja iniciativa partiu do médico assistente do paciente, Matheus Passos. O evento teve o apoio e mobilização de várias áreas e profissionais do hospital.

A médica paliativista e coordenadora da Linha de Cuidados Especiais, Reabilitação e Medicina Hospitalar, Fernanda Romeiro, explicou a importância desse momento para o paciente e sua família. "Estou com um paciente internado, está evoluindo para a terminalidade. O desejo dele e da família era que ele fosse batizado. A gente não iria conseguir realizar o batismo porque não era possível realizar adaptação para o contexto em que o paciente está inserido", relatou no seu perfil no Instagram.

Porém, Romeiro recebeu uma mensagem que mudou seu pensamento. "Uma colega muito querida no Instagram conseguiu me ajudar que eram questões de princípios doutrinários. Ou seja, não havia outra forma de fazer aquele batismo".

A médica explicou que a cerimônia representou um método diferenciado nos cuidados paliativos. "Como o próprio ancião disse, durante o ritual montamos uma força-tarefa entre diversos setores hospital para que aquele momento fosse realizado. E foi possível a gente fazer exatamente aquilo que a gente se propõe, tentar minimizar e sanar os sofrimentos", declarou.

Os cuidados paliativos, segundo a equipe médica, abrangem não apenas os aspectos físicos, mas também os espirituais, visando a melhoria da qualidade de vida do paciente e o apoio emocional da família.

Veja o relato da médica:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias