plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA!

 Saúde mental ultrapassa câncer como principal preocupação

Pesquisa Ipsos entrevistou mais de 23 mil pessoas em 34 países

Imagem ilustrativa da notícia  Saúde mental ultrapassa câncer como principal preocupação camera Em 2021, a saúde mental foi apontada por 40% dos brasileiros como motivo de preocupação. | ( Divulgação )

Brasileiros se preocupam mais com a saúde mental do que com o câncer. Essa foi a constatação da pesquisa "Monitor Global dos Serviços de Saúde", feita pelo Instituto Ipsos.

De acordo com o levantamento, 49% dos entrevistados no Brasil apontaram o bem-estar psicológico como o principal fator de preocupação, atrás apenas da Covid-19, citada por 62%, que já causou mais de 686 mil mortes no país. O câncer é motivo de inquietação para 29%.

A sondagem foi realizada entre os dias 22 de julho e 5 de agosto de 2022, com 23.507 pessoas, em 34 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Argentina, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia, Suíça, Tailândia e Turquia. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Pandemia gerou impacto na saúde de estudantes de medicina

Rótulos irão alertar para componentes prejudiciais à saúde

Ministério da Saúde nega vírus da poliomielite no país

Os entrevistados foram questionados sobre qual condição eles viam como o maior problema de saúde enfrentado pela população do seu país. Entre os tópicos estavam Covid-19, saúde mental, câncer, estresse, obesidade, diabetes, abuso de drogas, abuso de álcool, doenças cardíacas, tabagismo, demência, superbactérias hospitalares, infecções sexualmente transmissíveis.

No resultado global, 47% responderam Covid-19, 36% disseram saúde mental e 34% apontaram o câncer. Em seguida ficaram estresse (26%), obesidade (22%), diabetes (16%), abuso de drogas (16%), abuso de álcool (13%), doenças cardíacas (13%) e tabagismo (11%), completando os dez primeiros colocados.

Em 2021, a saúde mental foi apontada por 40% dos brasileiros como motivo de preocupação e, em 2020, por 27%. Em 2018, apenas 18% da população escolheu esse tema.

Para Cassio Damacena, líder de Healthcare da Ipsos Brasil, a grande preocupação com a pandemia gerou uma discussão sobre saúde que foi ampliada para a saúde mental.

"A pesquisa evidenciou uma maior preocupação com a saúde mental em relação às medições anteriores. Essa preocupação vem se mantendo mesmo com a flexibilização e retomada da normalidade no pós-pandemia. Vários efeitos vividos pela população, em diversos países do mundo, amplificaram a preocupação com a saúde mental, o que sinaliza que para os próximos anos esta deve continuar sendo uma 'pauta' da saúde da população brasileira", observa Damacena.

"Para o futuro, é esperado que o contexto da saúde inclua preocupações físicas e mentais de forma mais cotidiana na vida dos brasileiros", diz.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias