plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DESFECHO HISTÓRICO

Dr. Jairinho pode ser o primeiro vereador cassado no RJ

Mesmo com históricos de prisões de vereadores cariocas nos últimos 20 anos, cassação do mandato de Dr. Jairinho seria decisão inédita

Imagem ilustrativa da notícia Dr. Jairinho pode ser o primeiro vereador cassado no RJ camera Dr. Jairinho (foto) foi preso suspeito de matar o enteado, Henry Borel, de 4 anos | Reprodução/ Câmara do Rio

Preso, nesta quinta-feira (8), por suspeita de ter matado o enteado de apenas 4 anos, o vereador carioca Dr. Jairinho (Solidariedade) pode ser o primeiro parlamentar cassado pela Câmara do Rio de Janeiro. O caso do menino Henry despertou tanta indignação entre os colegas que o Legislativo deve caminhar rumo a esse desfecho, até hoje inédito, mesmo com o histórico de prisões de vereadores nos últimos 20 anos.

Ex-ocupantes das cadeiras do Palácio Pedro Ernesto, nomes como Nadinho de Rio das Pedras, Jerominho, Cristiano Girão e Luiz André Ferreira da Silva, o Deco, foram presos no âmbito de investigações que miraram envolvimentos dos parlamentares com grupos milicianos. Apesar de medidas temporárias impostas pela Casa, nenhum deles perdeu o mandato por decisão dos colegas.

Com Jairinho, a brutalidade da morte de Henry levou os vereadores a sugerirem medidas que vão além dos trâmites tradicionais da Câmara. Atualmente, ele está com os salários suspensos e será afastado se tiver a prisão estendida.

Como é quase certo que ele ficará pelo menos 120 dias preso, o Legislativo poderia seguir o caminho natural de aguardar esse prazo para cassar o mandato. Há, no entanto, um movimento entre os vereadores que busca antecipar essa punição.

Já afastado do Conselho de Ética, do qual fazia parte, Jairinho deu lugar a Luiz Ramos Filho (PMN), que também cobra uma resposta. Assim como os ex-colegas presos, Jairinho é suspeito de envolvimento com milicianos; o nome dele aparece na CPI das Milícias, finalizada em 2008 pela Assembleia Legislativa do Rio.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias