plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ROMPIMENTO DE BARRAGEM

Moradores fazem manifestação contra a Vale em Brumadinho

Entre as reivindicações, os moradores pedem o reconhecimento de quatro bairros como impactados pelo rompimento da barragem

Imagem ilustrativa da notícia Moradores fazem manifestação contra a Vale em Brumadinho camera Reprodução

Moradores de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fizeram uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (21), para pedir que os bairros São Judas, Dom Bosco, Pinheiros e Sol Nascente sejam reconhecidos como impactados pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão. Em menos de cinco dias, este é o quarto protesto contra a Vale no local.

Os manifestantes fecharam a Rua Conceição do Itaguá e denunciam que sofrem com a poeira, o barulho e o trânsito de veículos pesados por causa das obras da nova captação de água do Rio Paraopeba. Os moradores pedem, ainda, a prorrogação e o pagamento de 100% do auxílio emergencial, além de uma reunião com representante da Vale para discutir as compensações individuais.

Outros protestos

Em outros protestos, realizados nos dias 15, 16, 17 e 19 deste mês, os moradores pediram a ampliação do número de parcelas de auxílio emergencial, reclamaram da "possível instabilidade em estrutura que sobrou da barragem", da falta de diálogo com a empresa sobre as obras de reparação e do fim do pagamento do auxílio emergencial,

De acordo com a Vale, a mineradora termina de pagar no próximo domingo (25) a última parcela do auxílio emergencial às pessoas atingidas pelo rompimento da barragem.

Na sexta-feira (23), representantes do Ministério Público e Defensoria Pública de Minas Gerais se reúnem para definir sobre a prorrogação do auxílio.

Os beneficiários enviaram uma proposta para o judiciário e a Vale fez uma contraproposta. O teor dos pedidos não foi divulgado.

A Vale informou que faz o pagamento emergencial mensal a mais de 106 mil moradores de Brumadinho e regiões localizadas até um quilômetro do leito do Rio Paraopeba até a cidade de Pompéu.

O pagamento emergencial de até um salário mínimo passou a ser concedido pela Vale após acordo judicial homologado em fevereiro de 2019, e com base no Termo de Acordo Preliminar (TAP), firmado com os órgãos de Justiça competentes, prorrogado até outubro de 2020 – último mês de pagamento.

Em relação aos protestos, a Vale disse que "respeita a livre manifestação, desde que observado o direito de ir e vir e a propriedade, repudiando qualquer manifestação que viole tais direitos".

"A empresa realiza encontros regulares com representantes legítimos dos atingidos, visando uma reparação célere e respeitosa. Sobre o pagamento emergencial, a Vale esclarece que o repasse de até um salário mínimo é concedido, em acordo judicial homologado em fevereiro de 2019, a mais de 106 mil moradores de Brumadinho e regiões localizadas até 1 km do leito do rio Paraopeba até a cidade de Pompéu. Com base no Termo de Acordo Preliminar (TAP), firmado com os órgãos de Justiça competentes, foi prorrogado até este mês de outubro", diz a mineradora.

"Sobre a segunda renovação, a Vale analisou a proposta apresentada pelo Ministério Público Estadual e Defensoria Pública de Minas Gerais e apresentou a sua própria proposta, que entende mais adequada aos critérios que devem nortear o pagamento emergencial. Ambas estão sob análise do Juízo da 2ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte. A Vale continua atuando na reparação de todos os danos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho, e entende que a indenização dos danos individuais aos atingidos é a medida mais adequada para tanto. Até outubro, mais de 8,2 mil pessoas já foram indenizadas pela Vale, sendo 1.645 pessoas por meio da justiça trabalhista e 6.526 pessoas em indenizações cíveis".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias