plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Ministério da Saúde divulga guia para “retomada segura” das aulas

Entre as orientações publicadas, estão o escalonamento dos horários, distanciamento e limite para interação entre os estudantes

Imagem ilustrativa da notícia Ministério da Saúde divulga guia para “retomada segura” das aulas camera Outras orientações do Ministério são para o uso de máscaras e medição de temperatura dos alunos. | Irene Almeida

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (18) um guia com orientações a estados e municípios para o que chama de “retomada segura” das atividades em escolas em meio à pandemia da Covid-19. Entre as medidas, o texto orienta que escolas escalonem horários de chegada e saída dos estudantes e o intervalo das turmas, além de medir a temperatura na chegada às escolas e fazer higiene das mãos antes da entrada nas salas de aula.

Sugere ainda que escolas limitem interações entre alunos e que seja observado, dentro e fora de sala, o espaço mínimo de um metro de distância entre estudantes, que devem usar máscaras. Não há orientações específicas, como qual deve ser o número máximo de alunos em cada sala.

Caixa abre agências neste sábado (19) para pagamento de auxílio e saque do FGTS

No documento, a pasta também evitou dar orientações específicas sobre quando a atividade deve retornar ou com que etapas de ensino deve se dar a retomada. Ao apresentar rapidamente as orientações, o secretário de atenção primária, Raphael Parente, defendeu que a decisão sobre a volta das aulas cabe aos estados e municípios.

Prudência

Segundo ele, a ideia é que o documento ajude com orientações básicas de saúde. Questionado sobre quais as recomendações da pasta diante de decisões diversas adotadas entre estados, o secretário-executivo, Elcio Franco, respondeu apenas que a “orientação principal é preservar vidas”.

Servidores estaduais recebem salários a partir do dia 28

“É mais uma orientação que deve ser seguida com bastante prudência, atendendo a decisão do gestor local, que deve considerar a capacidade da rede de saúde, como atender em caso de adoecimento, a quantidade de infectados em seu município e a taxa de letalidade para poder tomar essa decisão”, disse.

Para ele, o país deve se adaptar a uma nova realidade, “mas não pode parar de viver”. A fala contrasta com orientações de equipes anteriores da pasta. “Temos que nos adaptar a uma nova realidade, em que vamos absorver novos hábitos, como a higienização das mãos, uso de máscaras e manutenção do distanciamento, tudo isso aliado a uma futura vacina que, se Deus quiser, teremos acesso a ela” disse Franco. “Mas não podemos parar de viver, e com toda segurança possível, temos que iniciar essa retomada das atividades que são essenciais para nossa saúde mental.”

Casos

Em balanço divulgado ontem (18), a Secretaria de Estado de Saúde Pública confirmou mais 162 novos casos e 3 óbitos de Covid-19 que foram cadastrados nesta sexta-feira e que ocorreram nos últimos sete dias. Em relação à subnotificação das prefeituras, foram confirmados mais 823 casos e 10 óbitos ocorridos em dias anteriores. Agora o Estado tem 220.205 casos e 6.451 óbitos desde o início da pandemia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias