O

presidente Jair Bolsonaro (sem partido) endossou nesta segunda-feira (30) uma notícia falsa que circulou nas redes sociais no fim de semana, segundo a qual

um borracheiro que teria morrido em um acidente de trabalho teve seu óbito

registrado como causado pelo Covid-19.

O caso

teria ocorrido em Pernambuco e foi utilizado para fortalecer um argumento já

vocalizado por Bolsonaro, a de que alguns estados estariam supernotificando as

mortes causadas pela nova doença para justificar suas ações restritivas contra

a pandemia.

O

presidente foi questionado sobre o tema pelo apresentador Sikêra Júnior,

durante entrevista à Rede TV.

"Já

começam aparecer mortes por outras causas que estão colocando na conta do

coronavírus. Eu vou dar um exemplo do que aconteceu no fim de semana em

Pernambuco. Vamos conferir se procede. Um borracheiro consertando, trocando um

pneu, estourou no rosto dele o pneu. E no atestado dele colocaram como

coronavírus. O senhor tem conhecimento disso? Estão botando na conta do

vírus?", pergunta o comunicador a Bolsonaro.

O

presidente responde: "temos conhecimento desse fato específico bem como de

outros. Parece que há interesse de alguns governadores em inflar o número de

óbitos vitimados do vírus", afirmou o mandatário. Ele argumentou que, com

isso, os governadores teriam "mais respaldo" para pleitear recursos

do governo federal e poderiam também justificar medidas de restrição de

movimento, como o fechamento de comércios.

A versão

apresentada por Bolsonaro e Sikêra foi republicada nas redes sociais nos

últimos dias. Entre os aliados do presidente que difundiram a notícia falsa,

está a deputada Bia Kicis (PSL-DF).

No

Twitter, diversos perfis, alguns com poucos seguidores, replicaram a mesma

mensagem: "Gente! O primo do porteiro aqui do prédio morreu porque foi

trocar o pneu do caminhão e o pneu estourou no rosto dele. Receberam o atestado

de óbito como se fosse o Covid-19. Eles estão indignados".

Além de

aparecer em múltiplos perfis nas redes sociais, o episódio é questionado pelo

governo de Pernambuco.

Em nota, o

governo local diz que o homem que morreu, de 57 anos, estava internado no

Hospital Maria Lucinda, no Recife. Tanto a declaração de óbito quanto o atestado

elencaram três possibilidades para a morte, ainda segundo a secretaria de Saúde

de Pernambuco: síndrome respiratória aguda, Covid-19 e pneumonia comunitária

não especificada.

"A

vigilância epidemiológica testou as amostras do paciente e o resultado foi

negativo para Covid-19 e positivo para influenza A", diz a secretaria. Ela

ressalta que esse óbito nunca constou nas estatísticas do estado para o novo

coronavírus.

"Vale

ressaltar que esse caso nunca constou nas estatísticas de mortes por Covid-19,

divulgadas pela secretaria estadual de Saúde. Os óbitos pelo novo coronavírus

não são contabilizados a partir de atestados, mas sim por testagem realizada

pela vigilância epidemiológica do estado".

O hospital

Maria Lucinda também publicou um comunicado, em que diz que o homem não deu

entrada na unidade por trauma, mas por quadro de infecção respiratória.

Segundo

dados oficiais, Pernambuco registrou seis mortes pelo Covid-19, nenhuma delas

se refere a uma pessoa de 57 anos no hospital Maria Lucinda.

Bolsonaro

já acusou, sem oferecer provas, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB),

de inflar o número de mortos pelo novo coronavírus no estado.

Foto: Reprodução

Conteúdo Patrocinado

MAIS ACESSADAS