plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
TUDO MENTIRA

Corrente falsa de 'morte de primo do porteiro' mostra como atuam robôs nas redes sociais

As correntes e notícias falsas (fakenews) continuam a ser combatidas neste período de coronavírus. Nesta última semana dois fatos ganharam destaque na luta contra noticias mentirosas: a informação da morte de um porteiro e a recuperação de um idoso. Os

Imagem ilustrativa da notícia Corrente falsa de 'morte de primo do porteiro' mostra como atuam robôs nas redes sociais camera Mensagens idênticas foram disparadas por perfis diferentes; | Reprodução

As correntes e notícias falsas (fakenews) continuam a ser combatidas neste período de coronavírus. Nesta última semana dois fatos ganharam destaque na luta contra noticias mentirosas: a informação da morte de um porteiro e a recuperação de um idoso. Os dois teriam sido infectados pelo covid-19.

Neste primeiro caso, a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), foi quem chamou atenção para a disseminação na informação. Em dezenas de postagens, de pessoas diferentes, o texto usado no Twitter era idêntico.

O texto faz referencia morte fake do “primo do porteiro aqui do prédio”, um borracheiro inexistente, com certidão de óbito falsa e tudo. As mensagens idênticas foram disparadas por diferentes perfis. Contudo, atenção, é possível entender que existem "vários primos borracheiros de porteiros" que morreram. Algo, obviamente, falso.

Mensagens idênticas foram disparadas por perfis diferentes;
📷 Mensagens idênticas foram disparadas por perfis diferentes; |Reprodução
Corrente falsa de 'morte de primo do porteiro' mostra como atuam robôs nas redes sociais
📷 |

Manuela D’Ávila informou que a bancada do PCdoB vai pedir à Polícia Federal que investigue a disseminação de notícias falsas durante a pandemia de coronavírus.

“Vejam como os grupos de distribuição de notícias fraudulentas funcionam: eles mandam no whats uma mensagem e um conteúdo. As pessoas (os robôs majoritariamente) distribuem nas redes. Aí a galera passa a acreditar que as mortes do COVID-19 são uma fraude”, escreveu a ex-deputada.

OUTRO CASO

Outro fato que chamou atenção, foi a postagem na rede social do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. Na publicação, a imagem é de uma “matéria” publicada com a imagem de um idoso no leito de um hospital acompanhado de uma mulher, "quatro pacientes curados em SP com uso da hidroxicloroquina", dizia o titulo. Vale lembra que essa droga está sendo testada no tratamento da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com a filha do idoso, ele não tem coronavírus, e o hospital fotografado não é de São Paulo, como diz a postagem e sim de Porto Alegre. "Estão usando meu pai em uma mentira. Se a matéria é verdadeira ou não, não me importa, mas a imagem ilustrativa é falsa", disse ao UOL Mariana Balestra, 39, filha de Walter Balestra, 71.

'Não teve covid-19', diz filha de idoso que Bolsonaro postou como curado
📷 'Não teve covid-19', diz filha de idoso que Bolsonaro postou como curado |Reprodução

Até 17h deste domingo (29), a imagem já tinha sido curtida por 83 mil pessoas. A publicação já foi retirada do Instagram de Flávio.

Mariana conta ainda que o pai estava internado em 31 de julho de 2019, em recuperação de um enfisema pulmonar, no hospital Moinhos de Vento, no Rio Grande do Sul, acompanhado da irmã Antonia Balestra, 41, que aprece na imagem compartilhada.

A filha explicou ainda que no momento da foto, eles participaram de uma reportagem sobre UTIs humanizadas, em que o paciente poderia estar com um acompanhante.

Mariana diz que pediu diretamente para Flávio Bolsonaro e para o site Senso Incomum, autor original da postagem compartilhada por Flávio, que a imagem fosse retirada das redes sociais. "Nenhum deles me respondeu. No site, eles trocaram a foto. Mas o que eu quero é desvincular uma imagem de uma coisa que é falsa", afirmou. O UOL tentou contatar o senador, mas não obteve retorno.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias