plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DIA DE CLÁSSICO

Campeonato Paraense: Tuna e Remo lutam por vaga na final

Tuna e Remo voltam a duelar de forma oficial após oito anos e já terão uma partida decisiva pela frente, pela semifinal da competição

Imagem ilustrativa da notícia Campeonato Paraense: Tuna
e Remo lutam por vaga na final camera Renan Gorne é um dos destaques ofensivos do Leão | Samara Miranda/Remo

Depois de oito anos, o Campeonato Paraense volta a presenciar um dos clássicos mais charmosos do país e com o peso digno de uma semifinal: Clube do Remo e Tuna Luso se enfrentam pela partida de ida do mata-mata que irá definir um dos finalistas desta edição de Parazão, na manhã deste domingo (9), às 10h, no estádio Francisco Vasques, em Belém.

Além da tradição, outro fator que engrandece o compromisso deste domingo é o bom poderio ofensivo das equipes, donos dos melhores ataques da competição.

Com base nisso, a expectativa é que este primeiro encontro dos times seja com emoção e bola na rede.

Do lado remista, o técnico Paulo Bonamigo não deve fazer mistério na escalação da equipe.

O atacante Lucas Tocantins seguirá fora com Erick Flores na sua vaga. De acordo com Bonamigo, o compromisso de hoje será dureza.

“Por ser uma semifinal, e com a competição estar se achatando com as quatro melhores equipes, pelo histórico da Tuna Luso e com o crescimento que teve durante a competição e o campeonato que vem fazendo, sem dúvida que vai ser uma partida de enorme dificuldade. Um grande desafio, não só pelo clássico em si, mas pelo horário do jogo, com muito calor. O fator superação vai ser determinante para esse jogo”, adiantou o técnico.

Ansioso em demonstrar evolução da sua equipe e precisando neutralizar os pontos fortes do rival, o técnico remista apontou a fórmula que irá adotar para garantir um bom resultado.

“Acho que o determinante é esse espírito de superação, além de alto nível de concentração que precisa ter dentro da partida. Os jogos vão se afunilando com as equipes se conhecendo bastante. Clássico vence quem errar menos. É entrar determinado focado para forçar o erro do adversário e com uma força mental impressionante para superarmos a grande equipe da Tuna Luso, e as adversidades que acontecem no clássico”, destacou.

Do lado tunante, o técnico Robson Melo classifica os embates dos semifinalistas como outro campeonato, embora o modelo siga sendo o mesmo das quartas de final, com jogos de ida e volta.

“Nós voltamos e agora é outra história, outra competição”, afirmou o técnico, jogando para as costas dos azulinos a responsabilidade do favoritismo ao título do Estadual.

“O Clube do Remo é um dos candidatos ao título, mas a gente vai corrigir algumas coisinhas e vamos para a batalha da semifinal”, disse.

Questionado sobre a volta da Lusa em grande estilo à elite do futebol local, depois de conviver por vários anos com o tormento da Segunda Divisão, o treinador respondeu: “Esse resgate da Tuna, desse gigante do futebol paraense, se deu lá atrás, na Segundinha, com um grupo que abraçou a causa e com uma diretoria séria que nos deu suporte”, disse, projetando novos voos, a começar por essa semifinal.

FARO DE GOL

Cariús quer continuar sendo decisivo para o time
📷 Cariús quer continuar sendo decisivo para o time |Samara Miranda/Remo

Apenas um fator fará a diferença para o Clube do Remo neste compromisso contra a Tuna: a bola na rede.

Se voltar a marcar gol, como tem feito nos seus últimos compromissos e segurar o ímpeto adversário, o Leão Azul dará um salto importante para decidir a vaga na decisão do Parazão em casa, na próxima quarta-feira (13), no estádio Baenão.

O centroavante Edson Cariús, que tem honrado o posto de artilheiro nos últimos dois jogos, quando marcou duas vezes, reforçou o empenho para continuar sendo decisivo para o time em mais um compromisso de extrema importância.

“A gente trabalha sempre nesse intuito de marcar gols e graças a Deus tenho sido abençoado, aproveitado as oportunidades. Dois jogos seguidos com dois gols. Mas as vitórias são sempre o mais importante. Que estejamos sempre preparados e que a bola continue entrando para ajudar o Remo sempre a sair com a vitória”, disse. Em uma disputa sadia pela titularidade na referência do ataque com Renan Gorne, que também tem feito um bom papel, Cariús relatou que tem se sentindo mais solto pelo Leão e espera repetir o faro de gol contra a Tuna.

“Hoje já me sinto mais leve para jogar. No início foi meio complicado, porque venho de um país onde o nível de intensidade de futebol é muito baixo. Tenho trabalhado para que a intensidade seja daí para frente. Sou um cara que sou muito brigador lá na frente e estou pronto para marcar os gols”, aponta.

TUNA APOSTA EM BOA LARGADA

Paulo Rangel é um dos responsáveis pela boa fase ofensiva do time alviverde
📷 Paulo Rangel é um dos responsáveis pela boa fase ofensiva do time alviverde |Ascom Tuna

A provável ausência do lateral-esquerdo Alexandre Pinho deve ser o único desfalque da Tuna Luso para o jogo contra o Clube do Remo.

O atleta sofreu um trauma no joelho esquerdo e, mais uma vez, não deve entrar em campo.

O jogador ficou de fora da partida passada, contra o Itupiranga, pelo mesmo motivo, sendo substituído por Marcos Vinícius, que, tudo indica, seguirá como titular.

Pinho ficou de ser avaliado, neste sábado (8), pelo médico do clube, Elton Nóvoa, mas as chances de que o atleta esteja 100% para encarar o Leão, segundo uma fonte, são remotas.

Por se tratar do início de uma decisão de 180 minutos e que vale vaga na final do Parazão, o técnico Robson Melo, sempre precavido, dificilmente se arriscaria a lançar mão de um jogador “meia boca”, deixando que Pinho se recupere totalmente para o jogo de volta, que acontece na quarta-feira (12).

Sem muito tempo para ajustar seu time, situação parecida com a de todos os demais participantes da semifinal, Melo procurou dividir esse tempo em conversas e treinamentos para o elenco alviverde.

A mensagem enviada pelo treinador parece ter sido bem captada pelos jogadores, conforme afirmou o volante Arthur.

“A gente tem procurado assimilar ao máximo aquilo que o professor Robson tem nos pedido”, contou o meio-campista.

No pensamento do jogador, só seguindo as lições dadas pelo técnico, dentro e fora de campo, a Lusa será capaz de ter uma largada positiva na penúltima fase do Parazão.

“A gente sabe que se trata de um jogo importante, um jogo difícil, mas temos seguido as orientações do professor para que a gente possa fazer uma grande semifinal”, finalizou.

Outro destaque é o atacante Paulo Rangel, que vai buscar a artilharia do campeonato.

Ele tem seis gols e corre atrás de Cris Maranhense, do Bragantino, que já saiu da disputa, com oito.

Campeonato Paraense: Tuna
e Remo lutam por vaga na final
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias