plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
COMBÚ VIBES

Região das Ilhas recebe festival sobre cultura amazônica

A proposta do festival é promover um dia de conscientização sobre a importância das culturas tradicionais, por meio do resgate da memória local e de práticas comunitárias de preservação do meio ambiente, tudo isso embalo de uma boa música.

Imagem ilustrativa da notícia Região das Ilhas recebe festival sobre cultura amazônica camera Festival reúne esporte, música e ecologia na famosa ilha do Combú. | Sidney Oliveira/ Agência Pará

A peconha é um utensílio artesanal amazônico similar a um cinto, utilizada por indígenas e ribeirinhos na escalada de árvores. No Pará, é a forma mais rudimentar para coletar o açaí. É tão familiar nas comunidades e vilas, que assumiu o perfil recreativo. A peconhagem é uma das modalidades do Jogos Ribeirinhos e Combú Vibes, festival integrado que reúne esporte, música e ecologia, neste domingo (11), no espaço Combú Vibes, na Ilha do Maracujá, Região das Ilhas, em Belém.

A proposta do festival é promover um dia de conscientização sobre a importância das culturas tradicionais, por meio do resgate da memória local e de práticas comunitárias de preservação do meio ambiente, tudo isso embalo de uma boa música. Das modalidades esportivas, além da “peconhagem”, o evento apresenta a “casquinhagem” e o “nado ribeirinho”.

Por conta da pandemia do coronavírus, os organizadores do evento tiveram que adaptar a programação. Inicialmente, seria um evento aberto ao público, mas diante das medidas restritivas, o festival será fechado e as apresentações serão documentadas e posteriormente divulgadas. “Nós tivemos que se adequar e a própria lei Aldir Blanc flexibilizou para que pudéssemos realizar o festival”, explica o produtor Tadeu Kahwage Jr.

Região das Ilhas recebe festival sobre cultura amazônica
📷 |Divulgação

Ecologia

A produção excessiva de lixo é um dos maiores problemas socioambientais no Brasil. A Região Norte está entre as três principais que descartam seus resíduos inadequadamente, acima da média nacional (59,5%), com 79% das cidades (357 municípios) fora do padrão necessário de manutenção.

Nesse sentido, o evento traz uma oficina para auxiliar a comunidade local na separação de material reciclável, promovendo a formação de cidadãos multiplicadores de atitudes ambientalmente positivas. Além da redução do desperdício e mudança de hábitos, a atividade, que tem à frente Renata Maués da Casa 4, também vai agregar valor à reciclagem, inclusive como estimulador de uma nova economia.

As atrações musicais ficam por conta dos DJs Faca e One Love, com muito reggae, carimbó e brasilidades. Esta é a primeira edição do Festival Jogos Ribeirinhos e Combú Vibes, selecionado pelo edital de Festivais Integrados da Lei Aldir Blanc. A realização é da Associação de Esportes Radicais Afins e One Love Produtora, com apoio as Casa 4, Una e Monotour.

O evento é fechado e atende as medidas restritivas do Decreto Estadual 800/2020. Todas as atividades atentam ao número permitido de participantes, ao distanciamento físico e ao uso de máscaras de proteção.

Confira a programação

9h Aula de Yoga – Lana Pantoja

10h Apresentação dos Jogos Ribeirinhos-A.E Radicais e Afins

14h Ações de Educação Ambiental - Casa 4

Durante todo evento: DJ Onelove - Reggae DJ Faca – Carimbó e Brasilidades

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias