plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CORO DE ÓPERA

Webnário promovido pelo Theatro da Paz ajuda a entender produções líricas

O encontro reunirá os maestros Mário Zaccaro, do Theatro Municipal de São Paulo (TMSP), e Otávio Simões, regente do Coro do Festival Amazonas de Ópera

Imagem ilustrativa da notícia Webnário promovido pelo Theatro da Paz ajuda a entender produções líricas camera Divulgação

"Emoções Coletivas: o Coro de Ópera” é o tema do webnário que ocorre nesta sexta-feira, às 17h, dentro da programação do “II Curso de Formação em Ópera”. O encontro reunirá os maestros Mário Zaccaro, do Theatro Municipal de São Paulo (TMSP), e Otávio Simões, regente do Coro do Festival Amazonas de Ópera, com mediação do maestro Cleiton Xavier e transmissão pelo canal do YouTube do Theatro da Paz.

A ação faz parte da programação do “XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz” e o tema abre espaço para a troca de experiências entre regentes de grande referência no Brasil. Para Cleiton Xavier, o encontro será importante para discutir o papel do regente de coro de ópera e também para discorrer sobre as relações interpessoais no contexto de um grupo coral.

“A conversa seguirá três eixos centrais, que irão abordar primeiramente a nossa função na construção dramática do coro, como estilo e sonoridade. Depois, abordaremos todos os processos técnicos que antecedem uma apresentação e, por fim, falaremos das relações entre o regente, coreógrafo e diretor de cena, por exemplo”, explica.

O encontro é também uma boa oportunidade para o diálogo sobre a produção musical lírica feita no país e sobre como as instituições continuam buscando alternativas para mantê-la, com ensaios e gravações por videoconferência, por exemplo. “Alguns movimentos têm acontecido ainda nesse período, como dois concursos internacionais de canto lírico que aconteceram no Brasil de forma on-line. E também existem projetos, como os de São Paulo, Belo Horizonte e o do Theatro da Paz, que têm sido feito através de um trabalho que mantém os cantores envolvidos com seu repertório”, diz.

Atualmente, graças à programação formativa on-line promovida pelo “Festival de Ópera do Theatro da Paz”, estão em atividade 40 cantores e 40 técnicos, que estão trabalhando na produção de cinco óperas curtas e pouco conhecidas. O grande objetivo desta proposta é aumentar o nível da qualidade das óperas, tanto em quesitos técnicos quanto estéticos, com a ideia de equiparar as produções locais aos grandes espetáculos nacionais.

“Vale lembrar e ressaltar que eles já são profissionais da área e estão fazendo o curso para entender mais sobre ópera, fazendo a prática de uma ópera. O objetivo desse curso é que todos os técnicos e cantores entendam o que os outros profissionais fazem, a ópera é um trabalho de equipe. A pessoa que vai fazer a direção de palco de uma ópera, por exemplo, também vai atuar como aprendiz numa outra função, quem faz cenografia tem que entender de figurino. Todo mundo tem que começar a estudar a ópera pelo libreto, tudo isso eles estão fazendo, aliás eles têm que traduzir o libreto”, explica Jena Oliveira, diretora artística do festival.

O resultado dessa formação poderá ser visto ano que vem, com a apresentação das cinco obras curtas, com duração entre 20 a 40 minutos cada. São elas: “Fête Galante”, de Ethel Smyth; “Die Abreise”, de Eugen d’Albert; “Zanetto”, de Pietro Mascagni; “La Princesse Jaune”, de Camille Saint-Saëns; e “Die Verschworenen”, de Franz Schubert. Para Cláudio Rego, arquiteto que desenvolve trabalho de cenografia e figurino, o curso é a oportunidade de aprofundar conhecimentos.

“Aprendemos com profissionais de outros festivais no Brasil, principalmente de São Paulo, e essa troca é importantíssima, além do que a bolsa de estudos veio suprir essa parada profissional que os produtores e técnicos foram obrigados a fazer devido à pandemia. Isso colocou o ‘Festival de Ópera do Theatro da Paz’ em posição de vanguarda neste tipo de iniciativa”, pontua Cláudio.

Assista

Webinário “Emoções Coletivas: O Coro da Ópera”

Quando: Hoje, às 17h

Onde: Canal do Theatro da Paz no Youtube

Quanto: Gratuito

Informações: www.festivaldeoperatp.com, Facebook.com/theatrodapaz e Instagram.com/ theatrodapazoficial

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias