plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CURIMBLOCO

Icoaraci: ressaca do Carnaval será com carimbó neste domingo (1º)

Os foliões ainda estão se refazendo da Quarta-feira de Cinzas do Carnaval. Entretanto, ainda não é tempo de recolher a purpurina. Agora chegou a vez de uma folia com sotaque paraense, saia rodada e toque no curimbó.No próximo domingo (1º), a partir da

Imagem ilustrativa da notícia Icoaraci:
ressaca do Carnaval será com carimbó neste domingo (1º) camera Divulgação

Os foliões ainda estão se refazendo da Quarta-feira de Cinzas do Carnaval. Entretanto, ainda não é tempo de recolher a purpurina. Agora chegou a vez de uma folia com sotaque paraense, saia rodada e toque no curimbó.

No próximo domingo (1º), a partir das 14h30, o cortejo do Curimbloco, o bloco de carimbó de Belém, sairá pelas ruas do distrito de Icoaraci.

Os Africanos de Icoaraci, Batucada Misteriosa e Alegria do Cafezal serão as atrações do cortejo que será iniciado na praça Marajoara ( 7ª rua, bairro do Paracuri) e será finalizado no Espaço Cultural Coisas de Negro.

O palco móvel que irá levar pelas ruas da Vila Sorriso o verdadeiro carimbó foi construído pelas mãos dos mestres Thomaz, Cantor do Africanos de Icoaraci, carimbozeiro, luthieer e Nego Rai, Luthier , carimbozeiro e dono do Espaço Cultural Coisa De Negro.

A engenharia artesanal dos mestres carregará um gerador, duas caixas de som, o banjista, dois curimbós, os curimbozeiros e o cantor, e será puxada por um carro. “Estamos há um mês construindo. O público pode esperar o que fazemos há mais de 20 anos: muito carimbó e contribuição para a cultura popular”, explicou Raí.

“Chegança Cabloca” é a segunda edição do Curimbloco, que ocorreu a primeira vez na ilha de Cotijuba, na virada do ano de 2019.

Divulgação

O movimento surgiu a partir da percepção dos empreendimentos familiares da ilha de Cotijuba Chalé do Moreno, Hostel Latino Paraense e de Icoaraci Espaço Cultural Coisas de Negro que apostam na potencialidade turística da cultura do carimbó e, acima de tudo, da necessidade de ações de salva guarda dessa manifestação cultural tão Importante para o Pará.

Nesta segunda edição, com produção da Estaboca produções, o evento conta com apoios de pequenos empresários da ilha de Cotijuba e Icoaraci. Entretanto, ainda sem o apoio público local.

PÕE A SAIA PRA RODAR

Curimbloco Chegança Cabloca

QUANDO: domingo (1° de março)

ONDE: concentração na Praça Marajoara ( 7ª rua, bairro do Paracuri)

HORA: 14h30

PERCURSO: Show Batucada Misteriosa, contorna pela 5 Rua, rua Lopo de Castro em direção ao Espaço Cultural Coisa De Negro

Vendas on-line pelo whatsapp 91 8086-3873 (Marina Muniz )/ 91 8236-4046 (Bruna Suelen) ou no Espaço Cultural Coisas de Negro (91 8388-1177)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias