plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
INFORMAÇÃO

De cara nova: Jornal RBA terá novo formato a partir desta segunda

Com o visual totalmente repaginado, o Jornal RBA apresentará o seu novo formato nesta segunda-feira (27), sendo o primeiro programa da emissora afiliada à Rede Bandeirantes a renovar a programação. Exibido no horário de 18h50 às 19h20, de segunda a sábado

Imagem ilustrativa da notícia De cara nova: Jornal RBA terá novo formato a partir desta segunda camera Daiane Balbinot, editora e apresentadora do Jornal RBA. | Wagner Santana/Diário do Pará

Com o visual totalmente repaginado, o Jornal RBA apresentará o seu novo formato nesta segunda-feira (27), sendo o primeiro programa da emissora afiliada à Rede Bandeirantes a renovar a programação. Exibido no horário de 18h50 às 19h20, de segunda a sábado, o jornal terá um novo conceito, interagindo com o telespectador, levando a informação em tempo real, além de tornar o conteúdo mais dinâmico e informativo.

As mudanças não foram apenas no formato do jornal. Envolvem ainda a estrutura física já que, a partir de agora, a programação passa a ser exibida em um estúdio montado dentro da redação integrada, que reúne em um único espaço os veículos do Grupo Rede Brasil Amazônica de Comunicação - RBA, sendo o portal de notícias Diário Online, o jornal impresso DIÁRIO DO PARÁ e a RBATV.

Gerente de Jornalismo da RBATV, Adil Bahia ressalta que essa interação entre os jornalistas e demais profissionais das redações foi pensada para essa nova era da programação do jornal. A mudança estava sendo planejada desde 2019 e passou por diversas etapas.

Redação

“Como se trata de uma transformação muito grande, leva tempo para realizar testes com programas pilotos. Inclusive por exigir uma transformação física. A redação passou a funcionar integrada com o Diário Online e com o DIÁRIO DO PARÁ. Temos uma coisa peculiar que é a primeira redação integrada do Norte”, destaca Adil.

O gerente acrescenta que as mudanças representam um desafio, uma vez que as informações já circulavam de maneira ágil, mas havia a distância física. Com todos no mesmo espaço, é possível tirar dúvidas e checar os fatos com maior facilidade e agilidade. “O que faltava mesmo era a integração entre os veículos. Teremos a participação do Diário Online na nossa programação, com boletins, trazendo a agilidade da internet. Eles vão ter participações ao vivo ao longo da programação, em qualquer programa da casa”, diz Adil.

Interação e dinamismo

Além disso, os repórteres fotográficos do DIÁRIO também colaboram com o envio de conteúdos para a TV, como vídeos e fotos. Outra novidade é a interação do telespectador com o jornal. A população poderá encaminhar as suas demandas, que poderão ser veiculadas durante a exibição do jornal, conforme explicou a apresentadora e editora do Jornal RBA, Daiane Balbinot.

Os correspondentes no interior do Estado também terão espaço na programação, que tem o objetivo de priorizar as notícias e prestação de serviço à população. “Vai ser um jornal mais dinâmico, com mesmo tempo de duração, mas com reportagens com tempo mais curto. Vamos aumentar o volume de notícias”, afirma.

“A gente quer que o telespectador da RBA, ao final do dia, sente na frente da televisão e se informe em meia hora sobre basicamente tudo o que aconteceu no Estado”, sintetiza, acrescentando que o formato é mais dinâmico, moderno e simples.

A jornalista diz ainda que um repórter ficará na redação recebendo, filtrando e apurando os fatos e informações enviadas pelo telespectador para incluir as demandas pertinentes na programação. “O jornalista Paulo Magno sai das ruas e vem para a redação dar esse apoio na apuração das notícias, principalmente as que a gente recebe via redes sociais da RBA. Um telespectador que mandar um vídeo de denúncia, ele vai apurar e transformar em conteúdo jornalístico”, explica a apresentadora, ressaltando que os conteúdos serão aproveitados.

Notícia

O jornal terá links ao vivo, notícias de trânsito, o que é muito importante no horário de pico. Os três veículos serão utilizados para fazer apuração da notícia de forma mais rápida. Reportagens que serão veiculadas no dia seguinte no DIÁRIO ganharão destaque com uma chamada no telejornal. “Esse imediatismo será o diferencial do novo jornal RBA”, acrescenta Daiane.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias