plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CINECLUBE

Circuito promove mostra de filmes paraenses online

Debates, entrevistas e exibição de produções paraenses estão em programação online que ocorre entre os dias 22 e 26 de março de forma online e gratuita.

Imagem ilustrativa da notícia Circuito promove mostra de filmes paraenses online camera O Cineclube é uma excelente pedida em período de isolamento | Carolynne Matos

Uma programação gratuita, que une a exibição de produções audiovisuais, entrevistas e debates sobre cinema e cineclubismo paraense tomam conta da programação do Circuito Cineclube, que acontece do dia 22 a 26 de março através do Instagram e Facebook do projeto: @circuitocineclube. A programação conta com a apresentação e mediação do jornalista e produtor de conteúdo, Kadu Alvorada.

Projeto idealizado pela produtora Mazô Lab tem o objetivo de reunir diversos tipos de cineclubes atuantes no Pará com o intuito de promover debates entre os realizadores, dar visibilidade aos trabalhos, fazer conexões de projetos e exibir filmes e produções audiovisuais paraenses. “O circuito vem para servir de vitrine para essas pessoas que atuam com projetos de cineclubes. Esperamos que os cineclubistas possam expor suas diferentes visões do que é o cineclube, além de expor suas histórias de vida, dificuldades e conquistas nos projetos”, explicou o idealizador e diretor do projeto, James Silva.

Cineclubista desde a sua adolescência, o professor e presidente da Associação Paraense de Críticos de Cinema (ACCPA), Marco Antônio Moreira é um dos participantes do debate sobre como construir cineclubes que estará na programação. Para ele, é fundamental criar debates sobre a cena cineclubista da região, como forma de valorização do cinema. “O conceito de cineclube valoriza o cinema como arte e não apenas mercadoria e me parece evidente que nos últimos anos tem se evidenciado o cinema apenas como meio de consumo e entretenimento. Debates sobre novos e outros conceitos cineclubistas são urgentes para compartilhar opiniões diversas sobre ações cineclubista presentes e futuras”, afirmou Marco.

O circuito traz em sua programação debates e projetos diversos, uma das temáticas abordada será sobre a importância de cineclubes setoriais, com a presença de cineclubes focados para questões da negritude, LGBTQIA+, mulheres e crianças. Um dos participantes do debate é João Cirilo, servidor público e idealizador do projeto “Um Cineminha no Quintal”, iniciativa que exibe filmes para crianças do bairro do Barreiro em Belém. Para ele, o período de pandemia deixa o futuro dos cineclubes e cinemas incertos, e vê nos debates online uma forma de fomento. “Esta foi a primeira oportunidade que tiver de estar com outros fazedores de cineclubes, o que considero como algo muito válido. Espero que quando tivermos um sinal de tempos melhores no horizonte a gente possa estabelecer diálogos e parcerias de um modo real, conhecendo todos os projetos de perto e contribuindo de algum modo”, pontua João.

Circuito promove mostra de filmes paraenses online
📷 |Fotografia: Carolynne Matos

Mostra de Produções Regionais Online

Durante a programação, sempre antes do debate também será realizada uma mostra de produções paraenses independentes, que conta com videoclipes, documentários e curtas-metragens.

O intuito da mostra é criar um repositório de filmes disponível no canal oficial do Circuito Cineclube composto pelas produções selecionadas e inscritas. “A mostra é uma forma de incentivo às produções independentes, a gente que é realizador audiovisual costuma sentir falta de plataformas que a gente possa exibir nossos filmes aqui no Estado, o Circuito traz a mostra justamente como mais uma plataforma de difusão”, explicou a diretora audiovisual e idealizadora do projeto, Ariela Motizuki.

O Circuito Cineclube tem o incentivo do edital de audiovisual através da Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará, Lei Aldir Blanc Pará/Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias