plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
REPRESENTIVIDADE

Nayara Jinknss leva seu olhar paraense engajado para reality de fotografia que estreia amanhã

Seis fotógrafos muito talentosos entram em cena a partir de amanhã, às 20h30, na estreia da quarta temporada do “Arte na Fotografia”, no canal por assinatura Arte 1!, com apresentação de Renata Calmon e mentoria de Claudio Feijó e Eder Chiodetto. A nova e

Imagem ilustrativa da notícia Nayara Jinknss leva seu olhar paraense engajado para reality de fotografia que estreia amanhã camera Nayara Jinknss (de laranja) é a primeira competidora do Norte no "Arte na Fotografia", que chega à quarta edição. | Maíra Erlich/Divulgação

Seis fotógrafos muito talentosos entram em cena a partir de amanhã, às 20h30, na estreia da quarta temporada do “Arte na Fotografia”, no canal por assinatura Arte 1!, com apresentação de Renata Calmon e mentoria de Claudio Feijó e Eder Chiodetto. A nova edição está repleta de desafios inéditos e tem sangue paraense na disputa, a fotógrafa Nayara Jinknss.

“Eu tenho algumas amigas que são fotógrafas e uma em especial falou para mim que sou muito blogueira e que o programa parecia comigo, porque eu gostava de falar muito e que seria o meu momento. Aí fiquei assim: ‘tá, o que tem que fazer?’. Soube que tinha que mandar um vídeo, uma série com seis fotos e uma minibiografia contando por que queria participar. A primeira coisa que falei foi que nunca tinha tido uma representante do Norte. Então, pensando nisso, acho que eu merecia aquela chance. Mandei também uma série de imagens que documentavam o Ver-o-Peso e isso vai aparecer no programa”, explica Nayara.

Ver essa foto no Instagram

Quando disse que vi Deus, ele era um urubu, 2020.

Uma publicação compartilhada por Nay Jinknss (@nayjinknss) em

Ver essa foto no Instagram

O compromisso de levar-te e te seguir. Trasladação 2019. #cirio2019

Uma publicação compartilhada por Nay Jinknss (@nayjinknss) em

O programa é uma competição entre seis fotógrafos em busca da produção de um trabalho autoral e cada episódio aborda um tema relacionado à fotografia, como fotojornalismo, moda, dança, esporte, entre outros. Fotógrafos são convidados para serem jurados e a premiação final é um kit completo de equipamentos fotográficos. Nayara já conhecia o programa de outras edições e resolveu arriscar.

“Participar da seleção foi muito importante. Sabemos que a gente está levando o nome do Norte para que as pessoas tenham consciência do que está rolando aqui em relação à fotografia e imagem. Às vezes a gente não vê muitos fotógrafos discutindo sobre coisas básicas como questões raciais, que é uma pauta que me importa muito,assim como o feminismo. Então eu estava sempre muito preocupada com isso, buscando deixar essas pautas bem evidentes no programa”, diz a fotógrafa que passou por um crivo com mais de 300 pessoas.

A participação no programa, que já está todo gravado, mudou o jeito que a fotógrafa olha a vida, pois segundo Nayara as situações colocadas ao longo da competição, de muita pressão, fazem com que o participante exercite a criatividade e a técnica, afinal o competidor não pode entregar o óbvio.E o desafio maior é de autoconhecimento. “Você tinha que entregar algo bom dentro do possível e eu passei a olhar as coisas com mais sensibilidade também, porque eles exigem muita coisa de ti. Acaba que, por mais que tenham outros participantes, a maior competição é contigo mesmo, porque tu tens que te superar e entregar algo que tu nem esperas, algo que tu nunca nem cogitaste em trabalhar.”, avalia.

Apesar de saber o final dessa história, Nayara está na expectativa para se ver na TV, por nunca ter se imaginado num veículo com tanto alcance. “Quero ver o que finalmente saiu nos episódios, porque eles questionam a gente, fazem muitas perguntas e tu nunca sabes o que vai sair. E nesse momento que vão estrear eu já nem lembro direito as coisas que eu falei. Então estou esperando mesmo para ver como eles montaram, como foram as provas para poder lembrar de cada situação que passei no programa”, destaca Nayara, admitindo que o formato de um reality pesa bastante na hora de fotografar.

“Eles te jogam um tema e tu tens um tempinho para fazer, e nesse tempo ainda temos que parar para dar entrevista. Tem que estar com as coisas bem amarradas para pensar rápido, executar e depois fazer a montagem para defender o teu discurso na hora da apresentação, que é no palco”, adianta.

PROVOCAÇÕES

A relação de Nayara com a fotografia começou há 11 anos, quando ela ainda estava no último ano do Ensino Médio e à procura de um curso que tivesse por mais tempo a fotografia. “Ao logo desse tempo comecei a dar aula de fotografia e também passei a olhá-la como uma arma de quebra de estereótipo, porque até então eu fotografava, por exemplo, o Ver-o-Peso, me apropriava da técnica, mas nunca buscava refletir para além daquela imagem,pensando coisas do tipo ‘será que essa imagem é capaz de mudar a vida de alguém? De que maneira?’”, reflete. “Uma das coisas que me incentivou muito foi documentar a realidade de Belém, porque sempre acreditei na representatividade e na importância de ter todos os tipos de pessoas documentando essa realidade. Eu entendo que existe uma urgência de cada um ter a sua voz escutada. Sem representatividade a gente não consegue falar sobre determinados assuntos e a gente deixa de ter essa profundidade”, pontua.

Hoje ela vê a fotografia como uma potência para mudar uma realidade e contar um outro lado da história que geralmente vem de uma perspectiva branca, segundo ela. “Tudo na nossa vida e ao nosso redor vem de uma ótica branca, antigamente não era qualquer pessoa que tinha acesso a uma câmera cara. Então, partindo do princípio de determinadas questões e assuntos, eu fui entendendo a importância de falar a partir da percepção de ser uma mulher negra, de ser uma mulher LGBT e de ser uma mulher até mesmo da Cidade Nova, porque são coisas que te tiram de determinados locais querendo ou não”, desabafa.

E o que ela quer com a sua participação no “Arte na Fotografia” é que as pessoas tenham acesso a muitas discussões que ela colocou no programa, reflexões principalmente voltadas para as pautas regionais, feministas, questões raciais, questões de gênero, coisas que ela carrega impregnadas dentro do seu trabalho.

“Tendo em vista que a maior parte dos participantes são do Sudeste e a maior parte da equipe técnica é de lá também, acredito que eu tinha que falar sobre as questões daqui para que eles tivessem consciência que nós somos lúcidos em relação à arte, à imagem e ao trabalho”, finaliza.

ASSISTA

Estreia da 4ª temporada

do #ArteNaFotografia

Quando: Sexta-feira, 29,

às 20h30

Onde: Canal por

assinatura Arte 1!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Entretenimento

Leia mais notícias de Entretenimento. Clique aqui!

Últimas Notícias